quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Romanos 5:11

Romanos 5:11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.
E NÃO SOMENTE ISTO. O autor começa este capítulo dando continuidade ao que ele vinha falando no capítulo anterior, em que aponta sobre a nossa justificação pela fé em Jesus Cristo. Entra então depois, no tema da reconciliação com Deus, que foi o resultado de nossa justificação com Deus, mediante a obra perfeita de redenção pela propiciação realizada por Cristo. Com todo isto, o plano de Deu estava em plena fruição, em que Cristo inaugura uma nova dispensação da graça com a humanidade.

MAS TAMBÉM NOS GLORIAMOS. Esta expressão exposta por Paulo nos faz entender que nem judeu nem gentio é merecedor dos inumeráveis benefícios advindos da nossa reconciliação com os céus. Se existe alguém a quem devemos remeter dota horam glória e louvor é ao Deus de bondade compaixão e graça, que nos deu seu unigênito Filho que nos proporcionou esta graça, produzindo a nossa real paz dom Deus.

EM DEUS. Tudo provem de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo, por nosso Senhor Jesus Cristo. Os gentios nada faziam para buscarem ter paz com o Criador de todas as coisas, e os judeus, na época em que o Messias se manifestou como sendo o Emanuel, Deus entre os filhos dos homens, eles se encontravam completamente afastados dos planos de Deus, isso porque, desprezavam a legislação de Moisés.

POR NOSSO SENHOR. Como é recorrente nos escritos de Paulo, e supomos que também era em suas pregações, ele busca colocar sempre Cristo em evidência juntamente com o Deus de Israel. O senhorio de pode ser visto em toda a extensão do Novo Testamento, porque já era profetizado antes mesmo de sua vinda ao planeta terra. Cristo foi exaltado a destra de Deus como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

JESUS CRISTO. O nome Jesus é uma transliteração do nome de Josué, e quer dizer: aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados. O nome próprio do Filho de Deus foi colocado pelo próprio Deus, quando ele enviou seu anjo para anunciar a redenção do seu povo. Já o sobrenome ou adjetivo Cristo, nos fala da missão do Senhor Jesus, em que o Messias de Deus se manifestou para efetuar a redenção da humanidade por meio da expiação e propiciação, o que resultou a reconciliação com Deus.

PELO QUAL AGORA. Moisés foi de fato o promulgador da antiga aliança de Deus com o seu povo Israel, e todo judeu reconhecia a importância deste personagem na história dos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Todavia, a nova aliança da graça de Deus, tem a Cristo Jesus nosso Senhor como único Mediador, Aquele que inaugurou um novo tempo favorável de Salvação e redenção para sua igreja amada, o novo Israel.

ALCANÇAMOS A RECONCILIAÇÃO. Antes da queda da raça humana, ainda lá no Jardim do Éden, o primeiro livro da bíblia nos faz saber que havia plena comunhão e comunicação entre Deus e o nobre casal Adão e Eva. A prática do pecado, pela desobediência regou a quebra da comunhão entre os seres humanos e Deus. No entanto, a missão redentora de Cristo Jesus reatou novamente aquela comunhão do homem com Deus, por isso que agora, podemos nos aproximar do trono da graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...