quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Romanos 5:6-7

Romanos 5:6-7 - Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
PORQUE CRISTO. O escritor nos fala da intervenção positiva de Cristo na história da humanidade para nos proporcionar benefícios incalculáveis. Este Cristo sobre o qual escreve Paulo é o Messias que Deus prometeu nas literaturas religiosas dos hebreus, que também é o Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os filhos dos homens. Cristo também é o mesmo Jesus de Nazaré, o Verbo de Deus, Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, o bom pastor que deu a sua vida por nós, Cordeiro de Deus.

ESTANDO NÓS AINDA FRACOS. Esta frase é uma síntese do que o apóstolo dos gentios escreveu no capítulo primeiro e segundo desta mesma epístola, em que ele fala tanto dos judeus, quanto dos gentios que estavam desprovidos da glória de Deus. O efeito cumulativo dos pecados da humanidade criou um estado de inanição nos filhos dos homens, a fim de que não houvesse nenhum justo sobre a terra, como está escrito.

MORREU A SEU TEMPO. Porem, vindo à plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Messias em uma missão redentora em benefício de toda a humanidade. A morte de Cristo foi na realidade a morte de expiação que produziu o resgate dos seus remidos para Deus. Bem como esta mesma morte de Cristo foi também a propiciação que aplacou a ira de Deus, o que resultou na reconciliação das criaturas com o seu Criador.

PELOS ÍMPIOS. Quando o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo serviu de expiação por nossos pecados, não havia nesta terra nenhum ser humano que fosse visto pela justiça de Deus como justo. Pelo contrário, como está escrito, não havia nenhum justo, nem um sequer. Romanos 3:32 – Porque todos pecaram e estavam destituídos da glória de Deus. Nem judeus nem gentios estavam bem para com Deus.

PORQUE APENAS ALGUÉM MORRERÁ POR UM JUSTO. O autor fala da lógica humana, em que alguém para aparecer como bonzinho e querer morrer em lugar de outrem, que aos seus olhos é uma pessoa boa, humanamente falando. Mas no caso de Cristo, ele não estava morrendo por alguém que supostamente era bom, porque naquela mesma época, todos os seres humanos estavam na cadeira de réu, como culpados.

POIS PODERÁ SER QUE PELO BOM. Os que a história da humanidade veneram como seus heróis, aparentemente morreram em defesa dos seus parentes, amigos, servos ou seguidores e assim procederam simplesmente porque conjecturavam que tais parentes, amigos servos ou seguidores mereciam tais mortes em martírios, quando na realidade ninguém é bom, justo e isento de culpas diante da justiça de Deus.

ALGUÉM OUSE MORRER. Só houve um justo de verdade, que foi Cristo Jesus. Romanos 3:24-26 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus. Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Justificação só em Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...