sábado, 14 de janeiro de 2017

Gálatas 1:2-3

Gálatas 1:2-3 - E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo.
E TODOS OS IRMÃOS. O fato de Paulo chamar a todos de irmãos trata de sua simplicidade em considerar os seguidores de Cristo como ele próprio. Ele era um pregador importante, mas não levava isso em consideração. Nesta mesma época o apóstolo era uma das lideranças mais proeminente da igreja primitiva, mas nem por isso, o fazia se considerar superior aos demais servos de Deus. A maioria dos chamados líderes religiosos dos dias atuais precisam aprender com a humildade deste grande líder dos começos do cristianismo.

QUE ESTÃO COMIGO. Os irmãos que estão comigo. Em algumas das suas epístolas o próprio Paulo era quem as escrevia, já em outras ele se utilizava de um amanuense para escrever seus textos. Talvez estes irmãos que estavam com Paulo fossem aqueles seus companheiros de viagem missionária que estavam lhe ajudando na escrita e nos assuntos a ser tratados nesta carta. Ou ainda ele pode estar se referindo aos irmãos da igreja onde ele se encontrava neste momento, que não se sabe onde, talvez Éfeso, Corinto ou Antioquia da Síria, que é mais provável.

ÀS IGREJAS DA GALÁCIA. Quando o Novo Testamente se refere à igreja não está se referindo a um templo religioso, mas sim, a comunidade dos salvos e remidos pelo sangue de Cristo. Até porque a igreja de Cristo não é um templo ou uma organização religiosa, mas somos todos nós que fomos comprados e redimidos pelo sangue precioso do Cordeiro de Deus. A Galácia era uma província romana situada no centro-norte da Ásia Menor, onde hoje está a Turquia. A Galácia foi visitada por Paulo (Atos 18:23) e ali havia várias igrejas (1 Coríntios 16:1).

GRAÇA E PAZ. Esta era a saudação cristã da igreja primitiva. Nos dias de hoje, cada denominação adota um tipo de saudação cristã para diferenciar uma da outra. Porem, biblicamente falando graça e paz era a saudação feita pelos cristãos dos tempos apostólicos. Graça era a saudação grega e paz a saudação judaica. Graça se referindo à obra de Cristo para com os homens e paz fala da reconciliação com Deus.

DA PARTE DE DEUS PAI. Graça e paz da parte de Deus nosso Pai. Foi por meio desta graça da parte de Deus, que ele enviou seu Filho para estabelecer a reconciliação com o mundo. Romanos 5:11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

E DO SENHOR JESUS CRISTO. Esta mesma graça e paz esta incorporada diretamente a Cristo Jesus nosso Senhor porque ele foi o condutor entre Deus e toda a humanidade. Jesus “O Cristo”. O Jesus histórico, também chamado de Nazareno, o filho do Carpinteiro e de Maria. É o mesmo Messias, de quem falaram os profetas e as escrituras do Velho Testamento. Jesus é o nome próprio e podemos dizer que Cristo e o sobrenome que fala de suas qualidades e principalmente de sua missão, porque Cristo quer dizer o enviado, ou ungido de Deus para executar o plano da salvação. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e o sobrenome Cristo fala de quem Jesus de Nazaré realmente é. O Deus Criador está em plena comunhão com Cristo em graça e paz, como também com o seu povo, a igreja de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...