sábado, 14 de janeiro de 2017

Efésios 6:23

Efésios 6:23 - Paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo.
PAZ SEJA. No versículo seguinte, que é o último desta carta, encontramos a palavra graça, que juntando as duas, graça e paz, temos a saudação da igreja gentílica. Somente a palavra paz era mais usada nas igrejas onde os seus líderes, ou sua maioria era composta de pessoas que vieram do judaísmo para o cristianismo. A palavra paz, dentro das páginas do Novo Testamento, no que concerne a nova aliança da graça, nos ensina sobre a missão do Messias de Deus em estabelecer a paz pela reconciliação do homem com Deus.

COM OS IRMÃOS. A igreja primitiva estava atravessando momentos de truculências quando Paulo escreveu esta sua carta para o povo de Deus que estava na cidade de Éfeso. Portanto, o apóstolo desejava mesmo era de que os irmãos desfrutassem a paz, apesar das muitas tribulações, prisões e aflições que os servos de Cristo estavam passando. Desde os começos do cristianismo, que os seguidores de Cristo comumente se comunicavam e se tratavam uns aos outros como irmãos em Cristo Jesus nosso Senhor.

E AMOR. Dentro da própria comunidade cristã, tinha que prevalecer a paz entre todos aqueles que faziam parte do rebanho de Cristo, para que a discórdia não achasse lugar no meio do povo de Deus. Mas isso só era possível, com a prática do amor fraternal, que se constituiu o ponto forte da legislação de Cristo. Este amor deveria ser direcionado primeiro a Deus, acima de qualquer coisa, e ao próximo como a si mesmo.

COM FÉ. A fé é o firme fundamento daquilo que se espera, e a prova daquilo que não se veem (Hebreus 11:1). A fé cristã é a crença absoluta em Jesus de Nazaré, como sendo o Messias de Deus que veio ao mundo como Salvador e na sua obra perfeita de redenção em prol de sua igreja amada. Esta fé esta baseada em tudo aquilo que está contido no evangelho das boas novas de Cristo Jesus, e nas doutrinas cristãs para a igreja de Cristo.

DA PARTE DE DEUS. De onde vem esta paz, o amor e a fé para os leitores de Paulo e para a igreja remida de Cristo? Primeiro da parte de Deus! Essas são dádivas que vem do alto, do Deus Criador de todas as coisas, ele que derrama suas bênçãos sobre o seu povo, porque sempre quer o melhor para quem lhe serve. Deus é quem proporciona a verdadeira paz sobre o seu povo, e isso ele faz por amor, na vida de quem nele crer.

E DA DO SENHOR. Geralmente, nas páginas do Novo Testamento, a palavra Senhor está mais dirigida sobre a pessoa bendita de Cristo Jesus, o Filho de Deus. Foi o próprio Deus Pai quem constituiu ao seu Cristo como Rei dos reis e Senhor dos Senhores (Filipenses 2:9-11). Cristo veio ao mundo justamente para estabelecer a paz entre Deus e os homens, e isso ele fez, por amor singular a sua igreja, que acredita perfeitamente nele.

JESUS CRISTO. O apóstolo finaliza sua carta, enviada a igreja de Éfeso, registrando mais uma vez o título completo do nome do Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, e é uma transliteração do nome de Josué, que tem o significado de Salvador ou aquele que veio para salvar. Já o sobrenome Cristo nos ensina sobre a missão redentora do Messias de Deus que é o ungido e enviado de Deus Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...