sábado, 21 de janeiro de 2017

Gálatas 1:23-24

Gálatas 1:23-24 - Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía. E glorificavam a Deus a respeito de mim.
MAS. Essa é uma inicialização de narrativa que dá continuidade ao que vinha escrevendo antes. E o que Paulo vinha escrevendo no texto anterior? Ele vinha exatamente descrevendo sobre suas primeiras atividades depois de ser chamado por Cristo e se converter do judaísmo para o cristianismo. Principalmente da forma como aprendeu sobre o evangelho das boas novas, que não foi de homem algum, mas por uma revelação de Jesus Cristo. E termina dizendo: E não era conhecido de vista das igrejas da Judeia.

SOMENTE TINHAM OUVIDO DIZER. Mas somente tinham ouvido dizer: As notícias sobre a conversão de Saulo de Tarso já circulavam por todas as partes da Palestina. O fato de Saulo de Tarso ter abandonado a religião oficial de seu País, Israel e agora defender o cristianismo isso teve uma repercussão muito grande. Até porque ele era até certo ponto uma autoridade a serviço dos sacerdotes judaicos para combater outras seitas que aparecessem contra o judaísmo. O cristianismo era considerado uma seita pelos Judeus

AQUELE QUE JÁ NOS PERSEGUIU. Percebe-se nesta declaração da igreja primitiva a respeito de Saulo, o que o Senhor Jesus pode fazer na vida de uma pessoa, em termos de transformação. Com isso pode-se aprender que não devemos ter como inimigos permanentes aqueles que nos fazem oposição à pregação das boas novas sobre Cristo. O exemplo de Saulo de Tarso nos ensina que alguém que hoje se opõe ao evangelho, pode pela graça de Cristo, amanhã ser um pregador das boas novas do evangelho.

ANUNCIA AGORA. Uma coisa importante no reino de Deus é o dia de hoje e de amanhã, no tocante aos erros humanos. Atos 17:30 - Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam. O importante é ser uma nova criatura. 2 Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

A FÉ QUE ANTES DESTRUÍA. O cristianismo nasceu e se desenvolveu sob pressão e perseguição. A morte injusta praticada contra Jesus de Nazaré foi uma forma de tentar aniquilar a nova fé dos cristãos na nova aliança de Deus com a humanidade por meio do Cristo de Deus. Mas, o maior inimigo mesmo do cristianismo foi justamente o império romano. Roma como era a potência mundial da época, procurou por todos os meios matar a nova religião fundada por Jesus Cristo. E até 312 de nossa era foi quem mais matou cristãos em todo o mundo. Fez de tudo para acabar com o cristianismo.

E GLORIFICAVAM A DEUS A MEU RESPEITO. Ao que tudo indica estes fatos sobre a chamada de Saulo de Tarso para ser um apóstolo de Cristo se espalhou em todas as direções, e principalmente na Judeia. Os cristãos que ouviam falar do seu testemunho e de como se converteu para o cristianismo fazia com que os seguidores de Cristo glorificassem a Des a seu respeito. O que aconteceu com a transformação de Saulo em Paulo o missionário enviado aos gentios foi marcante e ao mesmo tempo impactante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...