quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Efésios 6:3-4

Efésios 6:3-4 - Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
PARA QUE TE VÁ BEM. Eis aqui o teor da promessa feita, conforme as regras da legislação de Moisés, que passou a ser adotado pelo cristianismo como algo bom e justo. Tanto Jesus, quanto os apóstolos e escritores do Novo Testamento, se utilizavam das citações de trechos das literaturas dos judeus, porque não se tinha ainda um Novo Testamento formado como temos nos dias de hoje. O filho ou filha que desejar se dá bem na vida, a regra primeira é simples, porem importante, honra teu pai e tua mãe.

E VIVAS MUITO TEMPO. As pessoas foram criadas sobre a terra por Deus para terem longevidade, é tanto que, as Sagradas Escrituras revelam que, os primeiro moradores da terra viviam séculos sobre a terra. Entende-se com isso, que aquele filho ou filha que cumprir este mandamento da parte de Deus, ganha a promessa do Criador de sobreviver à morte por longos anos sobre a terra. E se é promessa da parte de Deus, elas terão o seu fiel cumprimento, porque Deus não é o homem para que minta. Deus é fiel em tudo.

SOBRE A TERRA. Na verdade este era um mandamento da legislação mosaica, que estava de acordo com a velha dispensação, uma vez que, a legislação de Moisés continha promessas para esta vida presente, portanto, terrena. Já a legislação de Cristo para sua igreja, contem promessas para essa vida presente, mas principalmente para a vida eterna, ou seja, a vida futura, na Nova Jerusalém, nas mansões celestiais em Cristo Jesus.

E VÓS PAIS. Tendo repassado suas recomendações aos filhos de como se comportarem com os seus pais, agora, o apóstolo também repassa duas informações ou recomendações de como os pais deveriam também tratar com seus filhos. De fato, estes quatros primeiros versículos do capítulo seis tratam justamente dos problemas comuns que ocorriam dentro da estrutura familiar, envolvendo, marido, mulher, pais e filhos.

NÃO PROVOQUEIS A IRA A VOSSOS FILHOS. A título de hoje, praticamente todas as nações do mundo tem sua legislação própria tratando deste assunto, coisa que nos tempos antigos, as leis de cada povo, chegavam a ser desumanas e injustas, sobre o comportamento dos pais para com os filhos. Paulo, como representante do cristianismo, tentava humanizar o tratamento que deveriam os pais dar aos seus filhos.

MAS CRIAI-OS NA DOUTRINA. As crianças, adolescentes e jovens precisam de limites, porque ainda não discernem bem o que é certo do errado. E como tutores do lar, os pais precisam educar seus filhos, no sentido de lhes ensinarem o bom caminho a ser seguido. Quando se diz que educação vem de berço, isso tem tudo a ver sobre a responsabilidade dos pais, em dentro do possível, orientar aos filhos de como viverem uma vida correta.

E ADMOESTAÇÃO DO SENHOR. Além de ensinarem os filhos de como serem cidadãos de bem, os pais também e principalmente tem precioso privilégio de ensinar os caminhos de Cristo para seus filhos. Provérbios 22:6 - Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. É um dever dos pais, que confessam o nome de Cristo, ensinarem aos seus filhos a serem bons discípulos de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...