segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Efésios 6:14-15

Efésios 6:14-15 - Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça. E calçados os pés na preparação do evangelho da paz.
ESTAI, POIS, FIRMES. O momento não era nada fácil para os leitores de Paulo, eles que estavam atravessando o dia mau, sobre o qual o autor havia falado um pouco antes, isso porque, o império das trevas e do mau estava usando seus elementos contra a igreja de Cristo. A mesma preocupação é exposta pelo apóstolo, no sentido de transmitir a sua mensagem de incentivo e motivação aos servos de Cristo, para que eles ficassem firmes na fé, sem desistir dos seus objetivos e sonhos, a serem concretizados.

TENDO CINGIDO OS VOSSOS LOMBOS. Por que os soldados tinham que cingir os lombos? Porque nas guerras antigas, os instrumentos de guerra eram flechas e até pedras que eram atiradas para cima, caindo então sobre os lombos dos inimigos e os matando. Na guerra espiritual os ataques vêm de cima, das potestades, principados e hostes espirituais da maldade que habitam as regiões celestiais. Não dos céus de Deus, mas dos céus atmosféricos ou do espaço sideral ou mundo cósmico dos planetas.

COM A VERDADE. A verdade, neste caso, representa o evangelho das boas novas de Cristo, que é o poder de Deus sobre as nossas vidas. Está cingido com a verdade é procurar viver dignamente tudo aquilo que faz parte da nova aliança de Deus com a igreja remida do Senhor Jesus. Viver esta verdade é andar com transparência, procurando dentro do possível, honrar o testemunho de que confessamos o nome de Cristo.

E VESTIDA A COURAÇA DA JUSTIÇA. Esta couraça, como fazendo parte da armadura do soldado de guerra, era muito importante, porque protegia seu tórax e outras partes do corpo, das flechas, dos arcos e de outras armas de ataques, lançadas pelos inimigos. Geralmente estas peças eram feitas de couros resistentes ou de outros materiais mais nobres. Na vida cristã isso representa atos de justiça praticados e vividos pelos cristãos.

E CALÇADOS OS PÉS. O soldado que lutava na guerra precisava está caldados nos pés, com botas resistentes e fortes, porque o exército inimigo sempre fazia armadilhas perigosas no chão, para amputar os pés dos soldados adversários. Na guerra espiritual, os inimigos sempre atacam os servos de Deus na sua caminhada para que eles deixem de seguir o evangelho da verdade. Quem não tiver cuidado, termina desistindo da jornada.

NA PREPARAÇÃO DO EVANGELHO. Jesus disse: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. O soldado do reino de Cristo precisa anunciar as boas novas do evangelho de Cristo a outras pessoas, para que o exército de Cristo se multiplique e se fortaleça nesta batalha em defesa das verdades do evangelho. A igreja primitiva tinha essa tarefa importante de semear o evangelho em todas as partes do mundo.

DA PAZ. O evangelho da paz é a mesma coisa que o evangelho das boas novas, o que é a definição da própria palavra “evangelho”. Por meio da mensagem do evangelho de Cristo, os servos do reino de Deus anunciam ao mundo que Deus estava em Cristo reconciliando todas as coisas consigo mesmo. Cristo, como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, estava estabelecendo a paz por meio da propiciação pelos nossos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...