domingo, 8 de janeiro de 2017

Efésios 6:13

Efésios 6:13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
PORTANTO, TOMAIS. Em texto anterior, o apóstolo recomenda que os seus leitores se revista das armaduras de Deus, se preparando para uma luta espiritual, que era realidade nos dias da igreja primitiva, e que continua sendo nos dias de hoje. Agora, o escritor fala de maneira incisiva da necessidade de que os servos de Cristo tomassem as armaduras de Deus, como algo que são indispensáveis para vencer as batalhas. Não é uma opção do soldado de Cristo, deixar de usar todas as armas alistadas por Paulo, é uma necessidade.

TODA A ARMADURA. No caso das guerras literais da antiguidade entre as nações, depois de muitos esforços, os soldados poderiam solicitar aos seus comandantes, que dispensassem parte dos acessórios, que faziam parte da armadura de um guerreiro. No entanto, no caso da guerra espiritual, contra as forças do mal, isso é possível dispensar nenhuma das peças da armadura cristã. Por isso que, o escritor fala em toda a armadura, porque todos os acessórios são importantes, neste embate contra as trevas e o mal.

DE DEUS. Na realidade, no caso das armadoras dos soldados dos exércitos antigos, não pertenciam aos próprios soldados, mas sim aos governos, ou a própria instituição do exercito. Em se tratando da armadura, do exercito do reino de Deus, cada peça e a totalidade da própria armadura cristã, pertence ao Senhor Deus dos exércitos. Portanto, não lutamos com as nossas próprias armas, mas com as que Deus nos fornece.

PARA QUE POSSAIS RESISTIR. Os historiadores mais antigos falam sobre os soldados que trabalhavam no exercito romano, em que, o soldado, em tempo de guerra, não poderia desistir da batalha, caso ele fugisse por algum motivo, perdia seus direito. Os soldados do exercito de Cristo tem como opção resistir, lutar sempre e nunca desistir da batalha, porque recuar é sinal de derrota, até porque o inimigo é terrível e destruidor.

NO DIA MAU. No caso dos soldados dos exércitos antigos, este dia mau, era justamente o dia em que eles tinham que sair ao campo de batalho, para matar ou morrer. Neste dia mau havia muita tenção, pressão e destruição. Em se tratando dos soldados de Cristo, este dia mau é aquele dia que temos que lutar contras as forças do mau, que sempre estão investindo contra a nossa vida. Este não é um dia de vinte e quatro horas, mas é sempre.

E, HAVENDO FEITO TUDO. Essa frase usada pelo escritor diz respeito às batalhas e as lutas enfrentadas pelos soldados do exercito de Cristo, que usam as armaduras fornecidas por Deus para combater contra as forças do mau e das trevas. Nesta guerra, não tem lugar para desânimo, nem desistência, isso porque, tem que fazer tudo o que for possível para vencer. Deus fornece as armas, o soldado só tem que lutar sempre, sem desistir.

FICAR FIRMES. Ficar firme neste caso, é lutar sempre, não desistir diante das tentações, das astutas ciladas do diabo e das investidas das forças das trevas e do mau. Ficar firme é defender o reino de Cristo a qualquer custo, mesmo que para isso, tenha que se gastar em prol da causa do evangelho de Cristo. Ficar firme é vencer o diabo e aliados. Ficar firme é não negar a fé, mas buscar o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas de cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...