segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Gálatas 1:7

Gálatas 1:7 - O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
O QUAL NÃO É OUTRO. “O qual” se refere ao outro evangelho que Paulo vinha falando no texto anterior. Este outro evangelho é o evangelho deturpado ou modificado conforme as ideologias de quem prega. Nos dias atuais o que mais têm são divulgadores deste outro evangelho. “Não é outro”. O que o apóstolo está tentando explicar para os seus leitores é que os pregadores do outro evangelho se utilizam das escrituras para pregar o evangelho de Cristo de forma alterada. Distorcendo a palavra do evangelho segundos as suas ideologias pessoais.

MAS HÁ ALGUNS. Não são todos os pregadores que se utilizam do expediente de majoram a mensagem do evangelho para sair bem na foto. Mas estes “alguns” sobre os quais Paulo se refere, eles modulam a mensagem bíblica de tal maneira que a sua interpretação do evangelho sai manipulada de conformidade com suas ideologias pessoais. O evangelho verdadeiro é Cristocêntrico, outra mensagem sobre a nova aliança de Deus que não tenha Cristo como conteúdo principal, não é evangelho. O evangelho de Cristo fala sobre a nova dispensação de Deus para o mundo por meio de Cristo.

QUE VOS INQUIETAM. As notícias que chegaram até o apóstolo Paulo sobre a situação que se encontrava nas igrejas da Galácia era de que os cristãos estavam inquietos, pelo fato de que alguns dos pregadores que por lá passaram divulgavam um evangelho distorcido e diferente do que Paulo e os seus cooperadores haviam anunciado. Alterar o conteúdo principal do evangelho de Cristo é pregar ou ensinar heresia, e isso não edifica em nada, mas só produz inquietação no povo de Deus. O evangelho de Cristo é a mensagem de paz e de reconciliação e não de confusão.

E QUEREM. Estes hereges aos quais Paulo se refere tem tudo bem programado em seus intentos naquilo que dizem. Geralmente são pessoas consideradas influentes e aparentemente bem instruídas nas escrituras. No entanto, de maneira astuta tentam enganar os mais simples com uma mensagem parecida com a mensagem do evangelho de Cristo, porem, não passa de um evangelho filosófico e ideológico. O desejo mais profundo destes profissionais da oratória linguística é transtornar a palavra do evangelho, que deve ser conforme o que está na bíblia.

TRANSTORNAR. Paulo relata neste verbete da sua palavra escrita, qual o real papel destes artistas gospel de faixada. Transtornar o evangelho de Cristo. São os enganadores disfarçados de pregadores, cantores e líderes do meio religioso, que não passam de inventores de males, que se utilizam do evangelho para tirar proveito próprio como profissionais do evangelho. O evangelho das boas novas é a mensagem de transformação para preparar o homem para a vida eterna. Um evangelho materialista e terreno não é o evangelho da libertação e da salvação em Cristo.

O EVANGELHO DE CRISTO. O evangelho de Cristo é a história narrada na palavra de Deus sobre o Messias, Sobre Jesus de Nazaré e sobre a nova aliança de Deus com a humanidade para a salvação em Cristo Jesus, simples assim. O evangelho de Cristo são as boas novas de redenção pelo sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...