segunda-feira, 31 de agosto de 2015

1 Tessalonicenses 2:15

1 Tessalonicenses 2:15 - Os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens.
OS QUAIS. O escritor se refere aos judeus, eles que em nome do judaísmo maltrataram os seus próprios profetas, que anunciavam a chegada de um novo tempo, com a manifestação do Messias de Deus e com a implantação de uma nova aliança de Deus com a igreja por meio do evangelho da graça. Os judeus puritanos e ortodoxos nunca aceitaram a possibilidade de Deus estabelecer um novo pacto com os homens, porque eles se achavam melhores do que todas as nações do mundo. Como Cristo é Mediador de uma nova aliança, por isso mataram o enviado de Deus, Jesus de Nazaré.

TAMBÉM MATARAM. A morte de Cristo foi uma injustiça praticada pelos judeus contra, o Messias prometido, e teve motivações política-religiosa, e por inveja e ciúmes crucificaram aquele que só fez o bem a todos. Como a elite religiosa de Israel ficou carregada de ciúmes pelos feitos de Cristo e dominada pela inveja, porque Jesus era querido do povo, incitaram as autoridades romanas, que por motivos políticos condenaram a morte o Filho de Deus. Isso porque Cristo Jesus era Sacerdote e Rei.

O SENHOR JESUS. Antes mesmo do nascimento de Jesus, o Cristo, Deus já havia prometido que o seus Messias seria Rei da descendência de Davi. Como também um dos profetas menores havia vaticinado que o Cristo teria um governo mundial com temporalidade eterna (Daniel 7:14). O Senhorio de Cristo é confirmado nas páginas do Novo Testamento de forma abundante (Filipenses 2:9-11). O nome “Jesus” quer dizer: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21).

E OS SEUS PRÓPRIOS PROFETAS. Certamente, estes profetas sobre os quais se refere o escritor dizem respeito a todos os profetas que vieram antes do Messias, bem como aqueles que depois de Cristo foram mortos por pregarem sobre a nova aliança de Deus com a igreja de Cristo, por meio do evangelho das boas novas. Provavelmente os profetas antigos foram aqueles que anunciaram a vinda do Messias e os novos foram aqueles que morreram por amor a Cristo e o evangelho.

E NOS TEM PERSEGUIDO. O apóstolo Paulo e todos os seus companheiros de ministério, sempre foram vítimas das perseguições dos judaizantes. O escritor por ser o apóstolo de Cristo enviado ao mundo gentílico, nunca foi aceito pelos judeus como um servo de Deus, e nem também foi apoiado pelos líderes do cristianismo de Jerusalém, o chamado grupo dos doze. O apóstolo sofreu perseguições dos judaizantes e também dos líderes do cristianismo que seguiam o legalismo da lei de Moisés.

E NÃO AGRADAM A DEUS. Desde a rejeição do Messias de Deus pelos seguidores do judaísmo que os judeus passaram a ser rejeitados por Deus e perderam a chance de reconciliação estabelecida pelo Cristo, Salvador. Deus enviou seu filho para o seu povo, porem, o povo da antiga aliança deram as costas para o seu próprio Messias, o rejeitando, e o condenando a morte e morte de Cruz, isso foi o cúmulo da injustiça.

E SÃO CONTRÁRIOS A TODOS OS HOMENS. Como a nova aliança de Cristo é com todos os homens, os judaizantes passaram a perseguir a todos que confessassem a Cristo como Mediador de uma nova aliança. Perseguiram a Cristo, e o mataram, depois passaram a perseguir os seguidores de Cristo em toda parte do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...