quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Efésios 4:11

Efésios 4:11 - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.
E ELE MESMO. Jesus Cristo cumpriu com sucesso o seu ministério entre os filhos de Israel (veio para o que era seu), porque para isso ele veio ao mundo, como sendo o Messias de Deus, o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Depois de realizar a reconciliação entre Deus e os homens, mediante o seu sacrifício propiciatório, foi morto como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ressuscitou e subiu ao céu para se assentar junto ao Pai. Mas sua religião precisava dar continuidade na terra.

DEU UNS PARA. Com a sua saída do planeta terra, ele levanta seus servos para cumprirem sua ordem de pregar o evangelho para toda criatura. Tendo sido exaltado por Deus com todo poder e plenitude, agora, pelo Espírito Santo, derrama sobre seus representantes os dons e ministérios. Foram muitos, aqueles que o Cristo de Deus se utilizou nos primórdios do cristianismo para fazer a obra de sua igreja na terra. Praticamente todos aqueles que se convertiam a fé cristã, saiam anunciando as boas novas do evangelho de Cristo Jesus.

APÓSTOLOS. Os apóstolos são aqueles que foram chamados diretamente por Cristo, incluindo o escritor desta carta, o apóstolo Paulo. De início teve o grupo dos doze apóstolos originais, que depois um teve que ser substituído, no caso de Judas Iscariotes, que foi substituído por Matias. E mais tarde, foi Saulo de Tarso chamado pelo Senhor Jesus como apóstolo enviado aos gentios, ele que foi muito importante para a igreja.

E OUTROS PARA PROFETAS. O autor não está se reportando aos profetas do Velho Testamento, mais sim, a um novo ministério profético que havia no tempo da igreja primitiva. Com a descida do Espírito Santo de Deus sobre a igreja de Cristo, muitos dos líderes da igreja do Senhor Jesus desenvolveram o dom profético para edificar o povo de Deus. Estes profetas da igreja primitiva recebiam as revelações e passavam para a igreja.

E OUTROS PARA EVANGELISTAS. Estes ministros do evangelho exerciam funções primordiais no que diz respeito a expansão do evangelho nas regiões onde Cristo ainda não era conhecido. Estes evangelistas eram aqueles que literalmente cumpriam o ide imperativo de Cristo Jesus, em pregar o evangelho para toda criatura. Estes ministros do evangelho eram o que nos dias de hoje chamamos de missionários transculturais.

E OUTROS PARA PASTORES. Com a fundação de muitas comunidades cristãs, em várias partes do mundo, as igrejas locais precisavam de administradores e cuidadores do rebanho do Senhor. Conforme a mensagem do Novo Testamento, esse não era um cargo de muita relevância nos tempos da igreja primitiva, como é supervalorizado nos dias atuais. Não há tanta ênfase a este ministério, o quanto se tem dado na atualidade.

E DOUTORES. Enquanto os evangelistas cuidavam em transmitir as boas novas do evangelho para as pessoas que ainda não conheciam a Cristo, principalmente no mundo gentílico. Os doutores, conforme o evangelho, eram aqueles que ensinavam as doutrinas cristãs para os novos convertidos e para a igreja do Senhor Jesus de um modo geral. Os doutores eram responsáveis pelo amadurecimento dos cristãos na fé pela palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...