quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Efésios 5:15-16

Efésios 5:15-16 - Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios. Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
PORTANTO, VEDE PRUDENTEMENTE. Quando o apóstolo escreveu esta carta, o tempo era muito difícil para a igreja cristã, onde o império romano tinha o seu domínio, porque Roma fora dentro de pouco tempo, incendiada por Nero, e ele colocou a culpa sobre os cristãos, o que levou depois a Jerusalém também a ser destruída. Por isso que o Espírito de profecia se manifestava por meio de Paulo para alertar os seguidores de Cristo, no sentido de que eles vivessem de forma prudente, porque o tempo era mau.

COMO ANDAIS. Viver a vida cristã no tempo de calmaria e paz é muito fácil, porem, em meio às perseguições é muito complicado, que era o caso em que a igreja vivia naquela época. Assim sendo, o modo de vida dos que representavam o reino de Deus e de Cristo poderia lhes ajudar a evitar problemas com o Estado romano. Sem darem motivos nenhum os inimigos do evangelho investiam contra o povo de Deus, imagine se os servos de Cristo dessem motivos de escândalos, as coisas seriam priores ainda.

NÃO COMO NÉSCIOS. Essa era uma expressão para o tempo em que esta carta foi escrita, para descrever aqueles que agiam sem razão de ser, ou para qualificar aqueles que andavam como loucos a procura de problemas. O escritor solicita aos seus leitores que não provocassem as autoridades romanas, para que as perseguições não se acirrassem cada vez mais. Tinha muita gente querendo morrer como mártir do cristianismo.

MAS COMO SÁBIOS. As autoridades do império romano andavam a procura de motivos para perseguirem, prenderem e até matarem aqueles que se convertiam ao cristianismo. Era mais que necessário que os servos de Cristo agissem com sabedoria para não criarem problemas com as autoridades do império romano. Andar como sábio, neste tempo, era não criar problema com os perseguidores do povo de Deus.

REMINDO O TEMPO. A igreja primitiva vivia como se a volta de Cristo fosse nos seus próprios dias, por isso que os escritores do Novo Testamento sempre alertavam aos seguidores do Senhor Jesus para que estivessem preparados para este momento importante para a igreja remida de Cristo. Remindo o tempo era aproveitando bem todas as oportunidades para viverem tranquilos no tempo que lhes restavam sobre a terra.

PORQUE OS DIAS. O momento era de expectativa para todos aqueles que sobreviviam as hostilidades das autoridades romanas. A igreja do Senhor Jesus, por meio dos seus líderes precisava divulgar a mensagem das boas novas do evangelho de Cristo, ao mesmo tempo em que, todo cuidado seria pouco, para não provocar mais mortes e derramamento de sangue de inocentes, até porque o tempo era difícil para a igreja, que enfrentava o terror.

SÃO MAUS. Estes dias maus, sobre os quais o apóstolo escreve, diz respeito as turbulências contra o povo de Cristo. Simplesmente por alguém deixar a sua antiga religião pagã para seguir o cristianismo, já era motivo para que as autoridades do império confiscassem seus bens, tal pessoa seria presa, e por fim, condenada a morte. O império das trevas, o diabo com os seus demônios, estavam furiosos contra a igreja de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...