sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Efésios 5:19

Efésios 5:19 - Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.
FALANDO ENTRE VÓS. Realmente o apóstolo, preocupado como era, com o bem estar espiritual da igreja de Cristo, ele mais uma vez transmite seus bons conselhos, em como os seus leitores deveriam se comportarem, seja no dia a dia, e principalmente no momento das reuniões de cultos. Todo vez que os irmãos se encontrassem, esse deveria ser o preenchimento de seus tempos, ou quando se reunissem para celebrar ao Senhor no culto. O autor passa orientações sobre a liturgia de culto da igreja de Cristo.

EM SALMOS. Certamente o apóstolo se refere ao livro dos Salmos, que era o saltério de cânticos espirituais de Israel. O livro dos Salmos era para os seguidores do judaísmo, o que hoje representa a Harpa Cristã para as igrejas pentecostais ou o cantor cristão para algumas denominações. Os cristãos primitivos apreenderam que a lei e os profetas foram até João, mas eles como não tinham ainda o Cânon do Novo Testamento pronto, eles se utilizavam das literaturas religiosas do judaísmo para cultuarem a Deus.

E HINOS. Além do livro de Salmos, os seguidores do judaísmo se utilizavam de hinos avulsos para entoarem cânticos espirituais para o Senhor. E a igreja primitiva também se utilizava destes cânticos para nos cultos celebrarem ao Senhor Deus de Israel. Além dos novos cânticos que honravam a biografia de Cristo Jesus nosso Senhor. Os verdadeiros hinos de louvor a Deus e a Cristo são aqueles que exaltam e honram ao Senhor em tudo.

E CÂNTICOS. A música sempre fez parte das celebrações da igreja de Cristo, como componente importantíssimo da liturgia de cultos. O que se tem que ter cuidado é para que, o perfeito louvor seja prioridade, e não qualquer tipo de cântico. Nos dias de hoje, o louvor tem ocupado tanto espaço nos cultos, que o momento para a palavra tem sido sufocando, o que não deve acontecer. O cântico que exalta a Deus traz paz e alegria.

ESPIRITUAIS. Os cânticos espirituais são aqueles que estão de acordo com a palavra de Deus, e que tem como mensagem a exaltação da pessoa de Deus e de Cristo. O cântico espiritual se expressa pelo elevo da alma e do espírito para mais perto de Deus. A mistura de ritmos musicais no ambiente da igreja e na liturgia de culto de muitas denominações tem feito com que, muitos cânticos sejam carnais, emocionais, e não espirituais.

CANTANDO E SALMODIANDO AO SENHOR. A palavra “Senhor” dentro das páginas da bíblia pode ser colocada tanto para a pessoa de Deus Pai, como também sobre o Senhor Jesus Cristo. Mas, no arcabouço do Novo Testamento, essa palavra é mais dirigida a Cristo Jesus. Assim sendo, entendemos que, desde os tempos da igreja primitiva, que o povo de Deus exaltava o nome de Cristo por meio dos cânticos entoados na igreja.

NO VOSSO CORAÇÃO. Neste caso, a palavra “coração” descreve sobre o homem interior, a alma e o espírito do ser humano. Desta forma, aprendemos que, o perfeito louvor deve ser do mais íntimo do ser humano, porque não é apenas a locução de uma voz humana, mais sim, a expressão de uma alma que engrandece e exalta o nome do Deus e de Cristo. O louvor da alma chega como cheiro suave na presença de Deus, e diante do seu trono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...