segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Efésios 4:8-9

Efésios 4:8-9 - Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. Ora, isto, ele subiu, que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
POR ISSO DIZ: SUBINDO AO ALTO. O apóstolo se reporta ao (Salmos 68:18). Verdade é que no tempo em que o apóstolo escreveu essa sua epístola, ainda não havia um Novo Testamento pronto, como temos nos dias de hoje. Assim sendo, os líderes do cristianismo usavam muito as literaturas religiosas dos judeus. Em se tratando da ascensão de Cristo Jesus para se assentar a destra de Deus, nas maiores alturas, o Novo Testamento está recheado de referências sobre este importante evento sobre o Filho de Deus, Jesus Cristo.

LEVOU CATIVO O CATIVEIRO. Os judeus acreditavam que, todos aqueles que viveram durante o tempo da dispensação da lei, e que foram fieis aos mandamentos da legislação de Moisés, quando partiram desta vida, seriam recebidos no seio de Abraão. Cristo ressuscitou de entre os mortos, e conforme a crença do cristianismo, transportou para o paraíso, (que fica em uma região celestial), aqueles que estavam no seio de Abraão.

E DEU DONS. O evangelho de Cristo revela, que o Senhor Jesus subiu para se assentar a destra de Deus, em posição elevadíssima e de destaque. O próprio Cristo Jesus disse: Todo poder me foi dado no céu e na terra. Como os planos de Cristo no tocante a sua igreja tinha que ter continuidade, Cristo deu dons aos seus representantes para que a obra do evangelho transcorresse, conforme o cronograma das realizações de Deus.

AOS HOMENS. Estes homens, podemos dizer que de princípio, seriam os apóstolos de Cristo, incluindo o apóstolo Paulo. Mas, também existiram muitos líderes da igreja primitiva, que foram importantes para que o cristianismo tivesse sua expansão no mundo. Poderíamos ainda citar os chamados pais da igreja, que foram aqueles que deram continuidade a obra de Cristo, depois da partida dos apóstolos e muitos outros depois.

ORA, ISTO, ELE SUBIU, QUE É. Atos 1:9-11 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Este é um dos textos que fala sobre a ascensão de Cristo.

SENÃO QUE TAMBÉM ANTES TINHA DESCIDO. É crença comum dos seguidores do cristianismo que, durante os três dias em que Cristo esteve no seio da terra, ele tenha descido até o seio de Abraão para resgatar todos os justos que viveram no tempo da lei. Há ainda alguns comentaristas que asseveram de que, Cristo também foi até o hades, que fica no centro da terra, para pregar sua vitória sobre o inferno, a morte e o diabo.

AS PARTES MAIS BAIXAS DA TERRA? Um estudo criterioso das Sagradas Escrituras aprendemos que, era crença judaica-cristã, que tanto o seio de Abraão quanto o hades ficavam em partes profundas da terra, e isso pode ser visto em uma das parábolas de Jesus, que trata de Lázaro e o rico. (“Ficavam”, porque o seio de Abraão foi transportado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...