sábado, 10 de dezembro de 2016

Efésios 4:15

Efésios 4:15 - Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
ANTES. Esta é uma colocação que indica a mudança de mensagem, quando antes o escritor falava sobre que, os servos de Deus não se deixassem levar pelos ventos contrários de falsas doutrinas dos homens, que agem por interesse próprios para de forma fraudulenta enganar os débeis na fé. A mudança de assunto é que, neste texto, o autor transmite sua recomendação, no sentido de que seus leitores fossem maduros o suficiente para tomarem um novo rumo no desenvolvimento espiritual firmes em Cristo.

SEGUINDO A VERDADE. No texto anterior, o apóstolo fala dos homens enganadores que com astúcia engana o seu próximo de forma fraudulenta, com finalidades obscuras, nas sombras da mentira e do subterfúgio. Porem, os servos de Cristo são orientados a seguirem o bom caminho do evangelho, que tem no seu escopo o fundamento da verdade. Seguir a verdade, de acordo com esta palavra é se orientar diretamente com a mensagem gloriosa do evangelho de Cristo e com as doutrinas cristãs expostas.

EM AMOR. O amor é a base do cristianismo, naquilo que Cristo mostrou como exemplo a ser seguido e naquilo também ele deixou como ensino para os seus seguidores. Devemos amar a Deus acima de qualquer coisa. Bem como é o dever de todo cristão verdadeiro amar ao seu próximo como a si mesmo, nisto consiste a legislação de Cristo, conforme o evangelho das boas novas e as doutrinas da nova aliança da graça de Deus.

CRESÇAMOS. Seguindo as normas do evangelho das boas novas de Cristo e andando conforme as doutrinas estabelecidas pela legislação de Cristo, o resultado é o desenvolvimento espiritual dos servos do Senhor Jesus. É nisto que consiste a vida cristã autêntica, a busca pelos valores das coisas de Deus, para alcançarmos alvos preciosos, como a aproximação da imagem e semelhança de Cristo sendo formada em nossa vida.

EM TUDO. Este crescimento depende da vida em que vivemos em torno das coisas que são de cima e da busca que fazemos em torno do reino de Deus. Escrevendo aos Filipenses Paulo disse: Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus, em Cristo Jesus. Essa dedicação pode ser vista pela vida de oração, de leitura das Sagradas Escrituras, pela meditação nas coisas de Deus e no louvor que honra ao Senhor.

NAQUELE QUE É A CABEÇA. O desenvolvimento espiritual não é de fora para dentro, mas de dentro para fora, uma vez que, ninguém cresce para si mesmo, mas o desenvolvimento espiritual é em torno da pessoa bendita de Cristo Jesus. Outra vez, o escritor usa de suas metáforas para representar a igreja como um corpo em formação que vai crescendo, porque as vitaminas vitais vem da cabeça, que é Cristo Jesus.

CRISTO. Falar de Cristo é a mesma coisa que falar a respeito das grandes e preciosas promessas de Deus para redenção da humanidade, isso porque, falar de Cristo é a mesma coisa que falar a respeito do Messias de Deus, que foi enviado como sendo o ungido do Senhor. O sobrenome “Cristo” nos ensina sobre a missão do Emanuel, que veio ao mundo para fazer expiação pelos pecadores e produzir a reconciliação entre Deus e os homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...