quinta-feira, 1 de junho de 2017

Hebreus 11:3

Hebreus 11:3 - Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
PELA FÉ. Essa é uma sentença que se repete durante tudo este capítulo dando ênfase a um dos elementos mais importante da nova aliança entre o homem e Deus nesta nova dispensação da graça, que é a fé do ser humano. Esta fé é um poder que há no homem de tornar o impossível possível, como está registrado em Marcos 9:23 - E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. Quando depositamos esta fé em Cristo Jesus, a salvação nos é possível, coisa que com as habilidades humanas não é possível.

ENTENDEMOS. A fé gera sabedoria o suficiente para iluminar o entendimento limitado do homem, a fim de compreender os mistérios ocultos, que não estão ao alcance do homem nos dias de hoje. Quem vive pela fé tem o dom de discernir os mistérios antigos que estiveram ocultos dos sábios e entendidos deste mundo. O desvendar das verdades do universo em seus começos só podem ser entendido se por pela força da fé.

QUE OS MUNDOS. Quando se fala de mundos para a ciência, os conceitos são de que existem várias galáxias com diversos sistemas solares tais como no nosso, no infinito universo visível. Mas em se tratando da fé, que é a prova das coisas que não se veem, podemos dizer que estes mundos, no plural, nos fala sobre o que esta registrado nas Sagradas Escrituras, que são os mundos físico e espiritual, o visível e o invisível.

PELA PALAVRA DE DEUS. Certamente o autor tem seu pensamento sobre os dois primeiros capítulos do livro do Gênesis, onde as Escrituras nos revelam sobre os atos criativos de Deus, nos começos da terra e dos céus atmosféricos. Ao ler estas citadas referências logo percebemos que bastava Deus falar que as coisas passavam a existir. A ciência não aceita isso, mas pela fé entendemos que Deus criou todas as coisas assim.

FORAM CRIADOS. Muitos veem Cristo no ato da criação junto ao Pai, criando todas as coisas, com base em João 1:1-3 - No princípio era o Verbo (verbo é a palavra em ação), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Somente a mente daqueles que vivem pela fé na palavra de Deus é que podem crer que assim são as coisas.

DE MANEIRA QUE AQUILO QUE SE VÊ. Esta frase nos fala do mundo visível, do que se pode ver com os olhos físicos, que é justamente o mundo material ou orgânico. Quando passamos a perscrutar este mundo com seus sistemas e subsistemas dos mais complexos possíveis, esta nossa fé só tende a aumentar cada vez mais, porque passamos a compreender a grandeza do nosso Deus Criador de todas as coisas. O homem natural tem problema de miopia em seu entendimento, por isto que não entende o poder de Deus.

FOI FEITO DO QUE É APARENTE. Sempre foi crença comum dos hebreus, de que este mundo físico é apenas um rascunho apagado do mundo espiritual. Por isso que este escritor fala nesta sua carta sobre símbolos, sombras e modelos do que é aparente. Pela fé cremos que existem mundos espirituais perfeitos, o que a crença dos hebreus chama de céus, no plural, para falar de vários níveis de céus, até chegar no céu dos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...