sexta-feira, 23 de junho de 2017

Hebreus 12:1

Hebreus 12:1 - Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta.
PORTANTO NÓS TAMBÉM, POIS QUE ESTAMOS RODEADOS. No capítulo anterior o autor escreveu acerta dos heróis da fé, baseado em fatos que estão arrolados no Velho Testamento, citando nomes importantes da história de Israel. Mas agora, ele traz os seus leitores para uma nova realidade, em se tratando da vida daqueles que se propuseram em viver conforme o plano de Deus e de acordo com a nova dispensação da graça, inclusive o autor se inclui mais uma vez no seu escrito, quando diz “nós”.

DE UMA TÃO GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS. No capítulo onze, o autor falava nos heróis da fé que deram testemunho de que agradara a Deus. Nesta frase, ele fala do seu próprio tempo, em que os seus leitores estavam rodeados também de bons testemunhos de pessoas que viviam pela fé no poderoso nome de Cristo e em sua perfeita obra de redenção em prol de sua igreja, que ele comprou com a sua perfeita expiação.

DEIXEMOS TODO O EMBARAÇO. Eis aqui o conselho do escritor desta carta, quando ele chama a atenção dos seus leitores para a responsabilidade de cada um deixar algumas coisas a fim de também alcançarem bom testemunho de que agradavam a Deus. Existem muitos embaraços nesta vida que podem impedir de alguém servir fielmente ao Senhor. E podemos dizer que, praticamente todas as atividades humanas, nesta dimensão da vida dos seres humanos, se constituem em obstáculo para o homem não servir a Deus.

E O PECADO. Pecar é errar o alvo, e com isso entendemos que, conforme as Sagradas Escrituras, o alvo principal dos seres humanos é dentro do possível realizar a vontade de Deus. Deixar o pecado é renunciar a tudo que o mundo oferece, e que desagrada ao Espírito santo, para então ser guiado pelo Espírito do Senhor. Deixar o pecado é dizer não aos prazeres da carne, e procurar ser guiado pelo evangelho poderoso de Cristo.

QUE TÃO DE PERTO NOS RODEIA. Faz-se necessário um monitoramento permanente de nossas atividades neste mundo, para não sermos presos as armadilhas que o pecado tão sutilmente nos assedia a todo o momento. O ser humano peca por pensamentos impuros, palavras que não deveriam sair de sua boca e também por atitudes erradas.

E CORRAMOS COM PACIÊNCIA. O autor usa mais uma de suas metáforas para representar a vida cristã ideal. Quando um ser humano aceita a Cristo como Senhor e Salvador, ele está na realidade, dando o primeiro passo de uma longa carreira. São vários passos na carreira cristã que terão de ser dados, tais como: O verdadeiro arrependimento, novo nascimento, regeneração, santificação de vida e etc.

A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA. Moisés deixou a sua lei como legislação para os filhos de Israel. O Messias de Deus, Jesus Cristo, veio ao mundo e nos deixou o seu evangelho da graça, que é tudo que está registrado no Novo Testamento, como parâmetro a ser seguido pelos seus discípulos. Portanto, com paciência precisamos dar passos firmes em direção ao nosso alvo, que é a salvação ou vida eterna em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...