sábado, 3 de junho de 2017

Hebreus 11:6

Hebreus 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
ORA, SEM FÉ. O autor faz uma pausa em sua exposição de nomes dos heróis da fé, para falar algo importante para seus leitores. Na antiga dispensação, cada israelita tinha que empregar o esforço pessoal, no sentido de guardar todos os mandamentos da lei, caso contrário perdia todas as bênçãos prometidas na legislação de Moisés. Já na nova dispensação, o que Deus requer dos filhos dos homens é a sua fé na obra redentora de Cristo. E esta fé que Deus pede do homem se traduz pela entrega da alma a Cristo.

É IMPOSSÍVEL AGRADAR-LHE. Sem fé é impossível agradar a Deus. Esta falta de fé se traduz por incredulidade, por isso que grande parte dos seres humanos se mantem longe do Criador, porque lhes falta esta fé necessária. Uma outra faceta desta falta de fé é o sentimento de ateísmo que tem dominado os corações de grande parte dos homens arrogantes, porque pensam que não precisam de Deus, e se acham autossuficientes.

PORQUE É NECESSÁRIO QUE. O próprio ato do ser humano se aproximar de Deus já é um ato de fé, isso porque, Deus é invisível, não se ver a Deus como se ver qualquer outra coisa desta terra. Portanto, como a fé é a prova do que não se ver, assim sendo, para que alguém busque a presença de Deus e os seus favores, somente em um ato de fé. Quem se mantem na indiferença para com Deus é porque ainda não tem a fé necessária.

AQUELE QUE SE APROXIMA DE DEUS. Se aproximar neste caso, é exercer a fé perfeita em Deus e em tudo que ele é capaz de fazer em favor dos que nele confiam. Pela fé é que o homem invoca o Deus que trabalha em prol daqueles que nele esperam. É pela sua fé que o homem vence o seu orgulho e egoísmo, buscando a presença de Deus e o refrigério para sua alma. Sem esta fé cristã, ninguém tem como chegar perto de Deus.

CREIA QUE ELE EXISTE. O homem natural e materialista só acredita naquilo que está disponível aos seus sentidos físicos. Desde criança que os seres humanos são programados a viverem de acordo com as coisas que estão ao seu redor. Mas os que são espirituais vivem além desta dimensão terrena, porque a sua fé lhe ensina que existe um ser superior que governa e domina sobre tudo e sobre todos, que é o Deus Criador.

E QUE É GALARDOADOR. O ser humano que não vive pela fé acha que tudo que ele adquire durante esta vida é fruto do seu trabalho, esforço ou inteligência. Mas aqueles que vivem pela fé são diferentes, pois tudo de bom que lhe acontecem, eles atribuem a Deus, sabendo que não são merecedores das dádivas boas desta vida. Quem deposita sua fé no Deus Todo-poderoso pode ter a certeza de que sua recompensa é certa.

DOS QUE O BUSCAM. Buscar quem você não ver, com os olhos físicos, somente pela fé, e só quem faz isso é quem tem convicção de que existe um Deus bom que recompensa positivamente quem nele espera. Vale apena invocar ao Deus de amor, bondade e misericórdia, porque jamais o Senhor se nega a prestar socorro aos seus filhos. Não perde tempo, quem se gasta em buscar a presença do Deus Onisciente, Onipotente e Onipresente, isso porque, no final das contas, o resultado é ser abençoado em tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...