terça-feira, 20 de junho de 2017

Hebreus 11:34

Hebreus 11:34 - Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.
APAGARAM A FORÇA DO FOGO. Efetivamente, o autor se reporta ao caso dos amigos de Daniel, que está registrado no capítulo três deste profeta. Sadraque, Mesaque e Abede-nego, eles que em prova de fé no Deus único e verdadeiro, se negaram a adorar a imagem erigida pelo rei de Babilônia e os seus grandes. Por conta de tal atitude, os três foram lançados na fornalha de fogo ardente, com suas chamas aquecidas sete vezes mais do que o normal, porem, o fogo não teve nenhum efeito sobre a vida deles.

ESCAPARAM DO FIO DA ESPADA. Não se sabe se o escritor está se referindo a um exemplo específico de algum dos heróis da fé. Ou se ele trata dos muitos casos de homens de Deus que tiveram de enfrentar a fúria dos seus opositores, principalmente os profetas que foram ousados em denunciar os maus feitos dos governantes da nação judaica, bem como os que se achavam grandes, nos dias do ministério dos profetas.

DA FRAQUEZA. Temos o próprio exemplo de Abraão, que viveu em terras estranhas como peregrino, mas que se tornou rico e poderoso. Podemos citar também o caso de Moisés, que não se achou em condições de representar o grande Deus em sua missão tão grandiosa de libertar os filhos de Israel. E por fim, podemos ainda citar o caso de Jeremias que como profeta, se achava uma criança diante da grande responsabilidade.

TIRARAM FORÇAS. Não se sabe se o autor conhecia a citação feita por Paulo em 2 Coríntios 12:9-10 - E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. Isso se traduz por dependência completa de Deus.

NA BATALHO. Quem faz a opção de viver para Cristo e com Cristo, não tem uma vida nada fácil, até porque, tudo que há neste mundo com todas as suas forças, trabalham e se levantam contra os servos de Cristo. Assim, sempre foi com todos aqueles que viveram para Deus, executando sua vontade, sempre se levantaram contra os tais, as forças deste mundo, bem como o maior opositor dos seres humanos, que é o diabo e seus demônios.

SE ESFORÇARAM. Temos o exemplo de Josué, quando recebeu de Deus a incumbência de conquistar justamente a terra de Canaã. Josué 1:9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Uma das coisas que os servos de Deus têm em seus corações é a certeza de que não está só nas batalhas da vida, porque o Senhor é com o seu povo.

PUSERAM EM FUGA OS EXÉRCITOS DOS ESTRANHOS. Também não sabemos a que exemplo se reporta o escritor, porque as Sagradas Escrituras estão recheadas de exemplos dos guerreiros de Israel que em nome do Senhor Jeová dos Exércitos puseram em retirada os exércitos inimigos. Assim como nos dias de hoje, ao vivermos pela nossa fé genuína no nome poderoso de Cristo, venceremos o diabo com os seus demônios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...