domingo, 25 de junho de 2017

Hebreus 12:6-7

Hebreus 12:6-7 - Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
PORQUE O SENHOR CORRIGE. É bem provável que os leitores desta carta estavam agindo como infantes espirituais, precisando mesmo da disciplina da parte de Deus, no sentido de voltarem a ser maduros na fé. Um pouco antes nesta mesma carta, o autor diz que eles eram crianças que estavam como que precisando de leite, quando deveriam estar se alimentando de comidas mais sólidas. Precisando de correção da parte do Pai celeste.

A QUEM AMA. Deus corrige a quem ama. Isso é um bom sinal para quem tem que passar pelas provações que Deus lhe permite que passe, porque é um sinal de que tal pessoa é amada por Deus. A bíblia declara que Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu o seu unigênito Filho (João 3:16). E tem mais, Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecados (Romanos 5:8). Além do mais, Deus é amor e de forma individual ele demonstra esse amor por cada um dos seus filhos e filhas.

E AÇOITA. Essa é uma expressão que denota a forma mais forte com que Deus prova alguns dos seus servos. Apreendemos com a nossa experiência com Deus que, quanto maior for a nossa responsabilidade diante da obra ou missão que temos que cumprir em nossa vida para o reino de Deus, mas duras provações temos que ser submetidos. Se alguém tem dons espirituais ou ministeriais importantes, é sempre provado por Deus.

A QUALQUER QUE RECEBE POR FILHO. O escritor retoma o tema da paternidade de Deus para conosco e a nossa filiação na família divina. O evangelho ensina de que para que Deus receba uma pessoa como filho, tal pessoa tem que aceitar a Cristo como Senhor e Salvador (João 1:11-12). E um sinal de que alguém foi recebido por Deus como filho ou filha é quando essa mesma pessoa se deixa ser guiada pelo Espírito Santo.

SE SUPORTAIS A CORREÇÃO. Isso é algo profundo na compreensão de uma pessoa, no que tange a discernir o que é provação de Deus e o que não é. Porque uma pessoa pode está passando por determinadas coisas, porque ele mesmo provocou ou pode está passando problemas em consequências dos seus próprios pecados ou ainda, porque tem funções importantes no reino de Deus e o Senhor corrige para o próprio bem da pessoa.

DEUS VOS TRATA COMO FILHOS. Este assunto é muito importante no tocante a nossa comunhão com Deus. A cada teste que somos submetidos precisamos analisar porque estamos passando por tal provação. E o mais importante é aceitar a correção da parte de Deus, quando por ele formos provados. Além de que, estamos no caminho da santificação, e para alcançarmos a perfeição precisamos ser dilapidados pelo oleiro.

PORQUE, QUE FILHO HÁ A QUEM O PAI NÃO CORRIJA? Se um pai é de fato responsável na criação dos seus filhos, quando um deles ou mais procura caminhar por um caminho que não é bom, fazendo coisas erradas, tal pai procura corrigir seu filho. Não é diferente com Deus, o nosso Pai, quando erramos o alvo colimado de nossa vida, que é fazer a vontade de Deus, então, o Senhor aplica sua correção, para o nosso próprio bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...