quarta-feira, 28 de junho de 2017

Hebreus 12:10

Hebreus 12:10 - Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.
PORQUE AQUELES, NA VERDADE. Continua o autor com seus conselhos práticos aos hebreus, querendo que estes compreendam de que as provações que eles vinham atravessando, não era nada de estranho, porque tudo era permissão de Deus, mas que o Senhor estava no comando de tudo. “Aqueles” se referem aos pais biológicos, que estabeleciam disciplina na criação dos seus filhos, mas sempre com a boa intenção.

POR UM POUCO DE TEMPO, NOS CORRIGIAM. “Por um pouco de tempo” pode significar pelos menos duas coisas: A primeira é que em determinadas sociedades, os pais só podiam exercer controle sobre os filhos, antes destes completarem sua maioridade. Segunda é que se comparada com a eternidade, esta vida é muito rápida. O pai verdadeiro, que ama seus filhos, monitora os feitos deles, e se necessário os corrigem.

COMO BEM LHES PARECIA. Conforme já comentamos em textos anteriores, cada pais tinha na antiguidade suas leis, costumes e tradições quanto aos tipos de disciplinas aplicadas pelos pais aos seus filhos. As leis romanas, por exemplo, davam aos pais liberdade para que estes aplicassem suas regras disciplinares contra aos filhos, como cada um achava que deveria ser, por isso que, havia muito exagero, e muitos pais terminavam por serem carrascos em hostilizarem seus próprios filhos e filhas em tais correções.

MAS ESTE. Agora, o autor se reporta sobre Deus como o melhor Pai que existe, que cuida dos seus filhos, que trabalha por eles, ama da forma mais verdadeira possível, protege, supre as necessidades, mas que quando precisa, faz a correção necessário para o próprio bem de todos. As Escrituras são muito claras falando sobre a paternidade de Deus sobre os remidos de Cristo e a forma como o Senhor nos conduz segundo a sua vontade.

PARA NOSSO PROVEITO. Os pais terrenos, em muitos casos, aplicam determinadas correções na vida dos seus filhos com o intuito de apenas mostrar autoridade sobre eles, como se fossem proprietários dos mesmos. No entanto, o Deus de amor, bondade e misericórdia, como Pai, ele sempre faz suas correções necessárias na vida dos seus filhos visando sempre o bem de todos. O Senhor não permite uma provação em nossa vida, que não possamos suportar, porque os testes de Deus visam sempre o nosso proveito.

PARA SERMOS PARTICIPANTES. A partir do momento em que, tomamos a decisão de vivermos para Cristo e com Cristo, então, começa uma longa jornada rumo a nossa glorificação como filhos de Deus. E neste caminho é que participamos da regeneração espiritual, dando passos firmes na direção da santificação, e é a isso que o evangelho chama de transformação segundo a imagem de Cristo. Sem isso não há glorificação.

DE SUA SANTIDADE. A bíblia diz que Deus é Santo no mais alto nível de perfeição, pureza, luz e verdade. E para que alguém tenha acesso direto à presença de Deus, tem que viver uma vida de santidade. Diz o Senhor: Sede santo, porque eu sou Santo. E outra vez, o escritor aos Hebreus diz que, sem esta santificação, ninguém verá o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...