terça-feira, 9 de outubro de 2018

Romano 2:25

Romano 2:25 - Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.
PORQUE A CIRCUNCISÃO É. No caso do povo de Israel, tudo teve o seu começo ainda do tempo do patriarca Abraão, quando ele próprio foi circuncidado e todos que estavam com ele. Gênesis 17:23 - Então tomou Abraão a seu filho Ismael, e a todos os nascidos na sua casa, e a todos os comprados por seu dinheiro, todo o homem entre os da casa de Abraão; e circuncidou a carne do seu prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus falara com ele. No que diz respeito à Isaque foi o mesmo (Gênesis 21:4)

NA VERDADE, PROVEITOSA. Depois de Isaque todos os filhos dos hebreus seriam circuncidados, se possível ao oitavo dia do nascimento, os meninos, quando se dava o nome do recém-nascido pela autoridade que fazia a celebração do ato de circuncisão. E para os judeus a circuncisão tinha um valor enorme como sinal de que eles eram descendentes dos ilustres patriarcas, bem como seguidores do tradicional judaísmo.

SE TU GUARDAS. Depois da promulgação da lei de Moisés a circuncisão passou a ser não somente um sinal de que alguém era da linhagem de Israel, mas também passou a ser uma marca de que o judeu era seguidor da legislação de Moisés. Quando os pais circuncidavam os seus meninos, eles estavam se comprometendo a criar seus filhos na obediência à lei de Moisés. Quem era circuncidado tinha um pacto com a lei.

A LEI. É claro que Paulo se refere à lei de Moisés, que também era considerada como lei de Deus para o seu povo Israel. Portanto, a circuncisão passou a ser uma identidade para todos os verdadeiros israelitas, isso porque, para ser um cidadão da comunidade judaica tinha que cumprir toda a legislação de Moisés, até porque a lei de Moisés não era somente de cunho religioso, mas abrangia todos os aspectos da vida nacional dos hebreus. Se alguém desejava honrar seu país, tinha que guardar a lei de Moisés.

MAS, SE TU ÉS TRANSGRESSOR DA LEI. Fala-se que desde a conquista da terra de Canaã até os dias de Davi, os filhos de Israel tinham amor a lei de Moisés e guardavam os seus mandamentos. Mas depois já não era como dantes, e os cativeiros assírio e babilônico foram consequências da desobediência daquela nação. Depois da vinda do Messias, a lei de Moisés se tornou obsoleta, e ninguém mais guardava suas ordens.

A TUA CIRCUNCISÃO. Mesmo que alguém fosse circuncidado, mais depois da implantação da nova dispensação da graça de Deus, tudo mudou e até mesmo aqueles que desejassem cumprir a lei de Moisés, não conseguiam, porque forças sobrenaturais passaram a operar a favor do novo cristianismo. Desta forma, como a circuncisão era uma marca da guarda da lei, ela passou naturalmente a não ter mais efeito.

SE TORNA EM INCIRCUNCISÃO. Deus já havia implantado um novo tempo, no que diz respeito a tratar com a humanidade, isso porque, uma nova ordem mundial estava em operação, com a implantação por Cristo Jesus da nova dispensação. Nem a lei, e nem a circuncisão tinham mais a mesma validade. Os fatos históricos e o desenrolar de uma nova história comprovam que os elementos da velha dispensação, como a circuncisão, não servia mais como sinal de fidelidade a lei, porque isso já era coisa do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...