quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Romanos 3:3

Romanos 3:3 - Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
POIS QUÊ. Esta carta de Paulo aos Romanos mostra a miserabilidade da raça humana, e neste caso, o apóstolo dos gentios demostra que os judeus, que se diziam povo perfeito de Deus, se encontravam na mesma situação dos demais povos do mundo, também chamados de gentios ou pagãos. Quem se dedica em compreender em profundidade esta carta do Novo Testamento, termina impactado com sua mensagem, como foi o caso de Lutero e outros reformadores que se converteram por meio dela.

SE ALGUNS. A peregrinação de Israel pelo deserto ficou pontilhada de casos recorrentes de desobediência dos filhos de Israel contra as ordens de Moisés, em sinal de que a história daquela nação seria marcada de altos e baixos, no tocante a se desviarem da lei de Moisés. Os cativeiros assírio e babilônico, bem como o fato dos judeus se encontrarem como servos dos romanos, isso fala da apostasia dos hebreus.

FORAM INCRÉDULOS. Nem mesmo a posse da terra prometida, terra que manava leite e mel, em que na prática Deus confirmava suas promessas feitas a Abraão foi o suficiente para criar na alma dos hebreus a certeza de que o Senhor continuaria lhes abençoando em tudo, se eles fossem fiéis à legislação de Moisés. Na realidade, a falta de fé dos judeus, lhes proporcionou muitos transtornos e também sofrimentos.

A SUA INCREDULIDADE. Ao retirar o seu povo do Egito, da casa da servidão, e fazer com que Israel tomasse posse da terra de Canaã, Deus estava exercendo na prática sua misericórdia e amor sobre os descendentes de Abraão seu amigo. No entanto, mesmo assim, os filhos de Israel não tiveram a capacidade de corresponder a altura à fidelidade de Deus. Quem conhece a história dos judeus logo ver que se desviaram dos caminhos do Senhor, com casos recorrentes de rebeliões, e desobediências.

ANIQUILARÁ. Todavia, os fracassos, a teimosia e o coração obstinado ao erro dos filhos de Israel, não pode atingir o que Deus é em essência. Nada do que os seres humanos venham a fazer ou deixar de fazer vai atingir o caráter de Deus nem macular suas características. O Senhor é Deus, independente das ações de infidelidade dos filhos dos homens. As Sagradas Escrituras dizem que Deus é imutável em seu ser.

A FIDELIDADE. Deus sabia que mais sedo ou mais tarde os filhos de Israel iriam se desviar dos seus caminhos, mas nem por isso Ele deixou de cumprir suas promessas feitas a Abraão. E melhor ainda, além de cumprir suas palavras para com seu amigo Abraão, o Senhor já vinha anunciado um novo tempo, ou seja, uma nova dispensação, para que com sua graça dá oportunidade aos judeus e a todos os povos do mundo.

DE DEUS? Tudo que aconteceu na história dos hebreus estava sendo acompanhado pelo Criador de todas as coisas, e muito mais, os acontecimentos estavam convergindo para culminar no cronograma das realizações de Deus, em que Ele por amor ao seu povo e a toda a humanidade enviaria seu Messias como Salvador do mundo. Um dos motivos desta carta de Paulo é provar que judeus e gentios precisam se alinhar ao plano de Deus, quanto a aliança da graça divina em Cristo Jesus, nosso Redentor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...