quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Romanos 2:21

Romanos 2:21 - Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
TU, POIS, QUE ENSINAS. Como os judeus viviam intensamente o tradicional judaísmo, e faziam de todos os seus atos, ativismo religioso, todos de forma generalizada buscavam de maneira completa ser professores das regras da legislação de Moisés. A conhecida lei de Moisés não era somente mandamentos religiosos, mas continha estatutos para todas as atividades civis da nação, porem, para os judeus ortodoxos, tudo era ensinado como leis divinas, e o povo seguia tudo como se fosse religião.

A OUTRO. Na própria legislação de Moisés e nas literaturas religiosas dos hebreus, haviam mandamentos que os pais tomassem como uma obrigação ensinar a seus filhos, as letras da lei de Moisés. No caso de Israel, as sinagogas estavam espalhadas por todas as partes, bem como no templo de Jerusalém, não cessavam de pregar tudo que estava contido nos escritos de Moisés. Todo judeu, também era um mestre.

NÃO TE ENSINAS. A crítica de Paulo era que, tais professores dos ensinos do judaísmo, não passavam de conhecedores teóricos dos seus próprios discursos, falando muito e não cumprindo nada do que ensinavam. Por isso que a lei de Moisés, com o passar do tempo, passou a ser algo mecânico e não prático na vida dos seguidores do judaísmo, porque conheciam-na bem, porem, sem por em prática, os ensinos da lei.

A TI MESMO? Um dos alvos principais do Senhor Jesus no seu ministério, foi justamente o combate sistemático a hipocrisia religiosa dos líderes do judaísmo de sua época. Os escribas e fariseus, por exemplo, eram os mestres e rabinos daquela época, que estavam encarregados de interpretarem e ensinarem a legislação de Moisés. Exigiam dos seus discípulos completa disciplina, mas eles mesmo eram falhos em tudo.

TU QUE PREGAS. Certamente o escritor, neste ponto, aponta em direção dos missionários transculturais do judaísmo, que se encontravam na capital do império romano, fazendo proselitismo para o judaísmo. A desenvoltura do cristianismo no primeiro século, que passou a ser ameaça ao judaísmo, foi um motivo propulsor para que os líderes do judaísmo investissem na propagação das leis religiosas de Israel, quando passaram a enviar seus representantes para outras nações do mundo.

QUE NÃO SE DEVE FURTAR. “Não rouparás” Este era um mandamento da legislação de Moisés que deveria construir uma ética moral no seguidor do judaísmo, como algo mais que religioso, até porque, não somente fazia parte da legislação de Moisés, mais que era um juízo vindo diretamente de Deus, porque faziam parte dos dez mandamentos que o próprio Deus escreveu, e entregou a Moisés, como lei divina.

FURTAS? Não há dúvida que Paulo está falando do comercio da fé. Por que o dízimo foi instituído na lei de Moisés? Porque os levitas não receberam heranças de terra na conquista da terra prometida, de forma que, o dízimo era uma compensação social e não apenas um dever religioso dos hebreus. Mas, depois dos retornos dos cativeiros assírio e babilônico, já não cabia mais, porque a posso da terra, já não seria o padrão de quando da conquista de Canaã. A venda das indulgências pode ser roubo também.

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