segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Romanos 2:23-24

Romanos 2:23-24 - Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós.
TU, QUE TE GLORIAS NA LEI. Efetivamente, os judeus se consideravam superiores a todos os demais povos do planeta terra, por se gabarem de que tinham uma aliança direta com o Criador de todas as coisas. Na realidade, as demais nações do mundo antigo viviam em sociedade, porem, de forma desorganizada, porque seus governantes não contavam com leis fortes e boas. No caso de Israel, o povo de Deus tinha a legislação de Moisés como o mais perfeito código de lei para aquela época.

DESONRAS A DEUS. As demais nações, principalmente seus governantes sabiam e conheciam de que realmente Moisés havia criado, pela revelação de Deus, uma legislação perfeita. Sabiam também que se os filhos de Israel não guardassem tal legislação ficavam desprotegidos do poder de Deus, por isso que, os filhos de Israel eram atacados pelos seus vizinhos, justamente quando desonravam a Deus.

PELA TRANSGRESSÃO DA LEI. Todos os momentos de vulnerabilidade de Israel se deram justamente quando aquela nação deixava de guardar a legislação de Moisés. Deus prometeu que, enquanto seu povo guardasse suas leis, receberiam a proteção dos céus, porem, ao mesmo tempo, quando transgredissem seus estatutos, seriam dispersos, para servirem a outras nações inimigas, o que na realidade aconteceu.

PORQUE, COMO ESTÁ ESCRITO. Como o escritor está escrevendo este tema para os judeus, da capital do império romano, então ele se utiliza deste artifício para provar de que estava falando para o povo judeu sobre a lei de Moisés. É bastante recorrente nos escritos de Paulo esta súmula “está escrito” para expressar que suas ideias expostas, não partiam de seus pensamentos, mas estavam nas literaturas conhecidas de todos.

O NOME DE DEUS. Desde os tempos mais remotos da história da humanidade que todas as nações sempre tiveram suas divindades principais como guardiãs de cada país. O Deus de Israel era o Criador de todas as coisas, aquele que ficou conhecido por todos como o Senhor Jeová os Exércitos, que libertou Israel do cativeiro do Egito, deu posse ao seu povo na terra de Canaã e que os fazia triunfar sobre seus inimigos.

É BLASFEMADO ENTRE OS GENTIOS. Os casos dos cativeiros assírio e babilônico, bem como o fato dos judeus estarem sendo, neste tempo, dominados pelos romanos era uma afronta direta ao Deus de Israel. Os gentios zombavam dizendo: Cadê o teu Deus Israel, que não te livra, que não te protege? A culpa não estava em Deus, mas sim, no seu povo, que descumpria a aliança feita com o Senhor e vinham as consequências.

POR CAUSA DE VÓS. Paulo está provando com seus argumentos para seus leitores os judeus que, eles se tornaram uma vergonha para o Deus deles, ao ponto dos escarnecedores blasfemarem de Deus injustamente por conta da desobediência daquela nação. As consequências da desobediência de Israel terminavam como que afetando a honra de Deus, uma vez que, os inimigos do povo de Deus transferia isso para o nome do Senhor, falando que Deus não tinha capacidade, era um Deus fraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...