sábado, 13 de outubro de 2018

Romanos 2:27-28

Romanos 2:27-28 - E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei? Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
E A INCIRCUNCISÃO QUE POR NATUREZA O É. Neste contexto, o autor se reporta sobre todos aqueles que não eram da linhagem de Abraão, Isaque e Jacó, com sangue familiar aos patriarcas mais importantes do povo judeu. Não há dúvida que Paulo está escrevendo sobre os gentios e podemos dizer todas as demais nações do mundo pagão, que não faziam parte das alianças de Deus com os filhos de Israel. Principalmente aqueles que nem de longe conheciam a lei ou legislação de Moisés.

SE CUMPRE A LEI. Não porque conheciam a lei, nem muito menos desejassem guardar a legislação dos filhos de Israel, mas porque Deus, o Criador imprimiu pelo seu Santo Espírito um misterioso código de ética, por meio dos bons costumes e de buas tradições sociais em seus pensamentos, bem como no coração e na consciência. Até mesmos os povos mais bárbaros do mundo tem seus próprios códigos de ética.

NÃO TE JULGARÁ A TI. Jesus falou algo parecido no tocante aos ninivitas que haverão de julgar aquela geração que estava lhe ouvindo e vendo os seus milagres. Lucas 12:32 - Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas. Os gentios fiéis a Deus servirão de testemunhas contra os judeus infiéis a lei de Deus.

QUE PELA LETRA E CIRCUNCISÃO. Duas coisas muito importantes para os judeus, que eram motivos de vanglória dos filhos de Israel. Primeira à legislação de Moisés e tudo o que nela estava escrito, como uma lei que devia servir para os judeus serem santos em tudo. E a segunda a circuncisão, como sinal externo de que alguém de fato e na verdade era seguidor do tradicional judaísmo. Nada mais disto tinha um real valor.

ÉS TRANSGRESSOR DA LEI? Como Paulo mesmo diz em outra parte dos seus escritos, a lei era boa, e o problema não estava na lei de Moisés, mas o problema estava de fato nos que deveriam guardar a legislação de Moisés. Com o passar do tempo, os filhos de Israel enjoaram as regras da lei, deram as costas para os mandamentos de Deus, se tornaram rebeldes. Por isso que, neste momento eram dominados pelos romanos.

PORQUE NÃO É JUDEUS O QUE O É EXTERIORMENTE. As ordenanças de Moisés não encontravam mais lugar no coração dos judeus, isso porque eles viviam uma religiosidade artificial e não porque verdadeiramente amavam ao seu Deus. Quando praticavam alguns dos mandamentos da lei, assim procediam para que vissem que eram seguidores do judaísmo, e não por crença e convicção nas promessas da lei.

NEM É CIRCUNCISÃO A QUE O É EXTERIORMENTE NA CARNE. De que adiantava os judeus terem o sinal externo da circuncisão, mas no fundo de seus corações não honrarem a legislação de Moisés? O próprio Paulo, que antes de se converter ao verdadeiro cristianismo era um bom fariseu, ele sabia que o dever simplesmente religioso dos filhos de Israel, não mais era algo que partia da alma nem do coração, mas tudo passou a ser simplesmente uma forma externa de religiosidade fantasiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...