terça-feira, 23 de outubro de 2018

Romanos 3:4

Romanos 3:4 - De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
DE MANEIRA NENHUMA. Estas primeiras palavras escritas por Paulo é uma resposta à pergunta feita anteriormente. Justificando sua colocação de que pelo fato dos filhos de Israel se comportarem com incredulidade, mesmo sem razão de ser, isso não muda em nada a fidelidade de Deus. Houve na realidade uma aliança por meio da legislação de Moisés entre Deus e o seu povo, o Senhor sempre cumpriu fielmente a sua parte da aliança, mas lamentavelmente os filhos de Israel falharam em tudo que prometeram.

SEMPRE SEJA DEUS VERDADEIRO. Deus é a verdade em essência, porque ele é pura justiça e retidão em tudo que fala e faz. Sendo o Senhor a luz mais clara que se possa pensar ou imaginar, isso o caracteriza como o mais alto grau de santidade e retidão, por isso que Ele e a verdade em maior potencialidade de transparência. E como sendo a verdade, Nele não há nenhuma fagulha ou sombra de engano mentira ou falsidade.

E TODO HOMEM MENTIROSO. No versículo dez deste mesmo capítulo diz que: Não há um justo, nenhum sequer. Nesta dimensão da existência humana se verifica que todos os filhos dos homens estão maculados pela prática da mentira e do engano. Por isso que Paulo escreveu: porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23). Desde a queda da raça humana, que a hipocrisia domina os homens.

COMO ESTÁ ESCRITO. Esta é uma frase recorrente nos escritos do Novo testamento em que os seus escritores se apoiavam nas literaturas dos hebreus para confirmarem que suas teses não eram ideologias pessoas, mas sim, palavras de Deus de sempre. E Paulo usa este artifício nesta sua carta por várias vezes até pra dar autoridade a sua correspondência, até porque ele estava, neste texto, escrevendo para os judeus, eles que diziam amar as literaturas religiosas dos seus antepassados, as Sagradas Escrituras.

PARA QUE SEJAS JUSTIFICADO. Está é uma citação de Davi diante de sua culpabilidade pelo fato de reconhecer que havia transgredido contra Deus e pecado contra o seu próximo. Salmos 51:4 - Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. O exemplo de Davi era uma tipologia de toda a nação de Israel, que vinha pecando contra Deus.

QUANDO FALARES. Certamente o pensamento de Paulo se eleva até o dia em que Deus há de reunir diante do seu trono branco, para julgar, a todos os filhos dos homens, que não foram dignos da salvação. Desta feita, serão abertos os livros e o livro da vida, os quais representam a palavra de Deus e tudo que diz respeito à verdade sobre os ímpios, os ateus, os incrédulos que desobedeceram a Deus.

E PURO QUANDO JULGARES. No julgamento dos homens, nunca há imparcialidade, porque as provas colhidas nunca são completas e verdadeiras, até porque, seja sempre o homem mentiroso. Mas no julgamento de Deus sempre haverá absoluta imparcialidade e acima de tudo a prática da verdadeira justiça, uma vez que, o Senhor é Onipresente e Onisciente, Ele está em todos os lugares e conhece a tudo e a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...