quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Romanos 3:1-2

Romanos 3:1-2 - Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.
QUAL É, A VANTAGEM. Neste capítulo oito de sua carta, o autor começa mostrando os privilégios que os filhos de Israel desfrutaram durante a velha dispensação, mas também lhes faz ver a responsabilidade que recaiu sobre aquela nação. Na realidade, o que Deus fez com os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, não fez com nenhum povo antigo. Por meio da legislação de Moisés, os judeus receberam, para o tempo da antiga dispensação, uma luz imensa, no que diz respeito a saberem a vontade de Deus.

DO JUDEU? Tudo tem o seu começo com o patriarca Abraão, em que Deus faz alianças e promessas com o seu amigo. Depois, o Senhor fez algo que tornou Israel o seu povo especial, que foi o grandioso resgate da terra do Egito, onde naquela terra, os descendentes de Jacó viviam em estado de terrível escravidão. Por fim, o Senhor cumpre a promessa feita ao seu amigo Abraão dando a Israel a terra de Canaã.

OU QUAL A UTILIDADE DA CIRCUNCISÃO? Já no tempo de Abraão, que Deus estabeleceu o seu pacto com seu amigo, em que requeria a circuncisão de todos os seus descendentes, o que o patriarca fez ainda nos seus dias. Porem, o pacto da circuncisão ficou mais forte ainda, quando foi promulgada a lei de Moisés, em que este sinal seria a marca na vida dos filhos de Israel, como fidelidade aos seus estatutos.

MUITA, EM TODA MANEIRA. De forma que, dentre todas as nações do mundo antigo, o Deus Todo-poderoso escolheu aos judeus para representá-lo durante o tempo da velha dispensação da lei. E no caso da circuncisão, todo judeus recebia a convicção da fidelidade de Deus, mas ao mesmo tempo, aquele compromisso de ser fiel e guardar sempre os mandamentos do Deus de Abraão, como seus descendentes que eram.

PORQUE, PRIMEIRAMENTE. Verdade é que desde a vinda do Messias de Deus, que maiores e melhores revelações têm sido manifestadas por Deus, mediante o evangelho das boas novas de Cristo. Mas antes, da dispensação favorável da graça de Deus, o Senhor foi gracioso com os filhos de Israel, revelando seus planos e desígnios aos descendentes de Abraão, isso por meio da reveladora legislação de Moisés.

AS PALAVRAS DE DEUS. Moisés nasceu no Egito, e como filho de criação da filha de Faraó, foi preparado para ser um grande legislador. Como ele conhecia todas as ciências do Egito, porque para isso estudou, preparou uma legislação para Israel superior a qualquer outra. Mas na verdade, o que Moisés escreveu, não foi de acordo com sua sabedoria humana, mas a revelação maior veio do Deus Onisciente e sábio.

LHES FORAM CONFIADAS. O apóstolo dos gentios fala a respeito da totalidade dos escritos de Moisés, que compunha o Torá ou Pentateuco dos hebreus. As alianças que Deus fez com seu amigo Abraão foram confirmadas justamente com a promulgação da legislação de Moisés, porque por meio da lei, o Senhor fazia grandes promessas aos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, mas também requeria de Israel fidelidade aos seus estatutos. Deus esperava que o povo de Israel fosse fiel a Ele, conforme a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...