sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Romanos 2:26

Romanos 2:26 - Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão?
SE, POIS. Neste versículo o autor põe em pé de igualdade tanto os gentios quanto os judeus, mostrando que determinadas práticas religiosas da antiga dispensação não tem mais o mesmo efeito, porque um novo modo operante já estava em ação, uma vez que, a nova dispensação já havia sido inaugurada pelo Messias de Deus. Com isso, o escritor afirma que um sinal externo não pode ser mais importante do que atitudes verdadeiras de quem com fé genuína serve ao reino de Deus em Cristo Jesus.

A INCIRCUNCISÃO. Como as advertências, neste capítulo dois, estão direcionadas aos judeus, então, Paulo falou primeiro a respeito da circuncisão, que era uma obrigação da legislação de Moisés para todos aqueles que seguiam o judaísmo. Mas agora, ele fala da incircuncisão, que representa todos os demais povos do mundo, que não faziam parte da aliança de Deus com o seu povo Israel, os descendentes de Abraão.

GUARDAR. Um pouco antes, o apóstolo já havia falado algo parecido em Romanos 2:14-15 - Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei. Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os. Essa é a lei universal de Deus.

OS PRECEITOS DA LEI. Na realidade, era para os filhos de Israel fazer conhecida a legislação de Moisés entre todas as nações do mundo, o que não fizeram. Porem, como Deus governa sobre tudo e sobre todos, Ele trabalha nos pensamentos, no coração e na consciência de todos os filhos dos homens, imprimindo seus planos e seus mandamentos. Paulo diz que até quem não conhecia a lei, cumpria a lei também.

PORVENTURA A INCIRCUNCISÃO. Há um mistério muito maior da atuação do Verbo de Deus em todo o mundo, do que os padrões religiosos do judaísmo, bem como do que modulam as chamadas oligarquias denominacionais dos dias de hoje. O Espírito Santo tem um ministério muito superior do que se possa imaginar, porque é Ele quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, Ele está atuando na vida de todos.

NÃO SERÁ REPUTADO. O apóstolo dos gentios fala dos bons costumes, das tradições que defendem a moral e a ética, da forma misteriosa com que o Espírito Santo trabalha na mente e no pensamento dos filhos dos homens, mesmos que eles não sigam uma religião tradicional. O ser humano não é somente carne e osso, ele tem uma alma e um espírito que contem a centilha de Deus para discernir o bem e o mal.

COMO CIRCUNCISÃO. Paulo está tentando convencer aos judeus que a lei de Moisés, no tempo em que ele escreveu esta sua carta, não era mais superior a lei do Espírito, que estava atuando, e sempre atuou na vida de todos os seres humanos. Uma das cartas mais esclarecedora do Novo Testamento sobre estes assuntos é Hebreus, bem como a carta de Paulo aos Gálatas, em que mostram aos seguidores do judaísmo que, uma nova aliança estava em evidência, desde a manifestação do Messias de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...