quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Romanos 2:19-20

Romanos 2:19-20 - E confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas. Instrutor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei.
E CONFIAS QUE ÉS GUIA. Em todos estes temas abordados neste versículo, Paulo aponta diretamente o orgulho e no egocentrismo dos seguidores do tradicional judaísmo. Os judeus, por serem as pessoas que se achavam mais corretas do mundo, em termos religiosos, se consideravam como guias das demais nações do mundo, apesar de não estarem eles mesmos guiado a se próprios, e a prova disto é que estavam todos desviados do verdadeiro sentido da autêntica legislação de Moisés.

DOS CEGOS. O fanatismo religioso dos judeus os levava a se acharem melhores do que os demais seres humanos, sem, no entanto, perceberem que estavam fora dos planos de Deus. Os que eles chamavam de gentios e pagãos também os consideravam como cegos, por não conhecerem a lei de Moisés, nem seguirem as tradições religiosas e culturais dos judeus. Com muita coragem Paulo os denuncia, porque estavam errados.

LUZ DOS QUE ESTÃO EM TREVAS. Não há dúvida que esta mensagem de Paulo tinha endereço certo, e podemos conjecturar que ele estava apontando em direção as autoridades importantes do judaísmo, na capital do império romano. Os líderes do judaísmo eram chamados pelos seus discípulos como astros do verdadeiro saber e luz dos mais simples e incautos. Nos dias de hoje, tem muita gente se achando estrela.

INSTRUTOR DOS NÉCIOS. Há por traz de todas estas colocações feitas pelo apóstolo dos gentios, um senso de crítica, como se o escritor colocasse o dedo exatamente na ferida de todos os orgulhosos judaizantes, que se achavam superiores aos demais seres humanos. Neste caso, para os judaizantes, “nécios” eram todos aqueles que por falta de entendimento, deixavam de seguir os mandamentos da legislação de Moisés.

MESTRE DE CRIANÇAS. Percebe-se que o fanatismo religioso é tão perigoso quanto à própria incredulidade, uma vez que, o espírito de superioridade quando toma conta da cabeça de um ser humano, ele ver os outros como seres destituídos de razão e de maturidade. Os judeus que se achavam mais profundos nos preceitos religiosos de Israel, eles próprios se consideravam como dominadores e tutores dos seus prosélitos.

E QUE TENS A FORMA DA CIÊNCIA. Paulo estava falando com conhecimento de causa, até porque, antes de se converter ao verdadeiro cristianismo, ele era um fariseu, e como tal, empregou todos os seus esforços para ser mestre dos preceitos da lei de Moisés. Desde a mais tenra idade, que os seguidores do judaísmo se aplicavam de corpo e alma ao estudo das sagradas letras, porque para eles era tudo ou nada.

E DA VERDADE DA LEI. Para um hebreu de hebreu, todos os estatutos, mandamentos e juízos da legislação de Moisés eram a verdade última sobre todas as atividades da vida. Os rabinos judeus ensinavam de que a legislação de Moisés era completa em tudo, e que os seus ensinos incluía toda a luz que o ser humano precisava para fazer a vontade de Deus. Os judeus não tinham tribunais de justiças, como temos nos dias de hoje, mas todas as questões, eles resolviam nos sinédrios, no templo ou nas sinagogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...