domingo, 22 de setembro de 2013

Mateus 1:18- COMENTÁRIO DO NOVO TESTAMENTO Versículo Por Versículo


Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO HAVIA SIDO PREDITO. O Profeta Isaias escreveu a seu respeito: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaías 9:6). Este menino seria a semente da mulher que nasceria para esmagar a cabeça de Satanás (Gênesis 3:15). Conforme deixou registrado na lei, Moisés disse que ele seria o profeta (Deuteronômio 18:15,18). Pelo que o Espírito Santo falou por meio do Salmista ele era o Sacerdote Eterno Segundo a Ordem de Melquizedeque (Salmos 110:4). De acordo com a promessa feita a Abraão, ele era o descendente do patriarca, Portanto filho de Abraão (Mateus 1:1, Gênesis 12:1-3). Por fim, Deus prometeu a Davi, seu servo, que da sua descendência levantaria um rei eterno sobre o seu trono (2 Samuel 7:14-16). MARIA MÃE DE JESUS. Todas as informações a seu respeito, somente as Escrituras é que no-las dá. O que passar disto é Mariolatria e não é permitido pelas escrituras. Ela foi um instrumento importante de Deus para que Cristo se manifestasse ao mundo como salvador da humanidade. O que seria Maria sem o cruzamento de Jesus em seu caminho? A resposta é nada. Na realidade, existiam inúmeras outras jovens em Israel que também estavam esperando ser a mãe do salvador. Todavia, Maria foi agraciada por Deus, ou seja, a escolhida. MARIA ESTAVA DESPOSADA COM JOSÉ. Como se diria na nossa linguagem de hoje, ela estava comprometida com José. Ela era a noiva de José, e é provável que já estava aguardando só a realização do matrimônio. Certamente o noivo José já havia solicitado permissão dos pais dela para que ela se tornasse sua esposa. Conforme a tradição dos Judeus e os bons costumes da religião Israelitas, uma jovem namorava, ficava noiva e depois se casava. Maria era virgem, mas parece que já havia perdido a esperança de ser a mãe do Messias, porque já estava noiva para se casar. ANTES DE SE AJUNTAREM. Na cultura judaica o relacionamento conjugal seguia mais ou menos como os relacionamentos dos tempos dos nossos pais, eram mais tradicionais. No seu ritmo normal, teria o tempo de namoro para se conhecerem melhor, em seguida o noivado e depois o casamento propriamente dito. O fato de estar desposada significa ser esposa, mas não mulher do marido. Era um período em que a jovem continuava na casa dos seus pais, sem coabitar com o esposo. Estavam noivos porem, sem conhecerem sensualmente um ao outro. MARIA PERCEBEU QUE ESTAVA GRÁVIDA DO ESPÍRITO SANTO. A Bíblia registrou especificamente esse evento histórico em Isaías 7:14: “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel”. E o entendimento da fé do povo de Israel era que esta era obra do Espírito de Deus. E na verdade foi isso que aconteceu. Lucas 1:35 - E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...