sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Marcos 1:4- COMENTÁRIO DO NOVO TESTAMENTO Versículo Por Versículo


Marcos 1:4 - Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.
APARECEU JOÃO. Na realidade há muito tempo os filhos de Israel não via alguém como profeta em seu país. A mais de quatrocentos anos prevalecia o silêncio de Deus por meio dos seus arautos. Mas de repente, apareceu João o percussor do Messias, a voz que clama no deserto, aquele que daria a sua vida pela pregação do reino de Deus e de Cristo. O surgimento deste mensageiro de Deus sinalizava um novo tempo, não somente para os judeus, mais também para toda a humanidade. O aparecimento do precursor do Messias servia como sinal de que Deus estava agindo para se manifestar na terra por meio do Emanuel, que quer dizer, Deus conosco. JOÃO APARECEU BATIZANDO NO DESERTO. O seu estilo de ministério foi totalmente diferente dos que hoje são fazedores de proselitismo. João começou fazendo a obra de Deus aos poucos e não queria propaganda de suas atividades evangelísticas. Os que acreditavam em sua mensagem eram tomados pelo sentimento de arrependimento, e ali mesmo no deserto eram batizados, como sinal de transformação de vida e de atitudes. Seu ministério foi exercido no deserto porque ele pregava para os corações vazios, sem vida nem esperança. É no deserto da vida que as pessoas caem em si e se arrepende dos seus erros e pecados. SUA PREGAÇÃO PRODUZIA ARREPENDIMENTO. Os judeus para fazerem parte da antiga aliança ou o pacto Abraâmico passavam pela circuncisão. Já os gentios que se convertiam ao judaísmo tinham que passar pelo batismo de purificação. Mas João pregava o batismo de arrependimento. É que conforme a pregação do Batista para se purificar tem que se arrepender. Como alguém pode batizar uma criança, se ela não tem do que se arrepender? A mensagem do evangelho produz transformação de vida e não simplesmente sentimento de culpa e emoção. O BATISMO DE ARREPENDIMENTO É PARA REMISSÃO DE PECADOS. Que pecado tem uma criança para ser remida de seus pecados? A verdade é que o batismo cristão deve ser efetuado em pessoas que verdadeiramente tenham se arrependido dos seus pecados, que foi transformada pelo poder do evangelho e que o seus pecados foram remidos, por fazer parte da nova aliança, anunciada por João Batista e executada por Cristo Jesus, em quem há remissão dos pecados e perdão das transgressões. QUE TIPO DE PREGAÇÃO ESTAMOS FAZENDO NOS DIAS DE HOJE? É com preocupação que percebemos os tipos de pregadores que encontramos na atualidade. Uma boa parte deles tem em suas campanhas de proselitismo demostrado estar mais interessados em vender as suas mensagens, e não em ver as vidas se convertendo e se arrependendo para uma nova experiência. Outros estão mais envolvidos com o ativismo religioso em busca de encurralar os rebanhos para tirarem proveitos financeiros dos menos esclarecidos, são os chamados profissionais do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...