sábado, 1 de abril de 2017

Hebreus 5:12

Hebreus 5:12 - Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!
EMBORA A ESTA ALTURA. O próprio Senhor Jesus esteve exercendo seu ministério de pregação e ensino para o seu povo, os hebreus, e ele é e foi o maior Mestre de todos os tempos. E é bem provável que muitos dos leitores desta mesma carta tenham si convertido ainda no tempo de Cristo. Além do mais, os apóstolos de Cristo depois da ascensão do Senhor Jesus, concentraram suas atividades em Israel e nas igrejas da Judeia e Galileia. Desta forma, a esta altura dos acontecimentos, esses ensinos eram conhecidos.

JÁ DEVESSEM SER MESTRES. Há uma crítica por parte do escritor aos seus leitores, no sentido de que eles estavam como que dormentes para não apreenderem sobre tudo que ele vinha esboçando nesta carta. Senão como hebreus que eram, e até como judeus convertidos ao cristianismo, já deveriam ser mestres e não alunos nas coisas espirituais. O que não deixa de ser um alerta para muitos da atualidade que não se desenvolvem nas coisas do reino de Deus, isso porque não se dedicam em buscar na fonte, a bíblia.

VOCÊS PRECISAM DE ALGUÉM. Na velha dispensação existiam os sacerdotes levitas que se dedicavam a vida toda em ensinarem nas sinagogas e até nas casas das pessoas a lei de Moisés, portanto, até certo ponto, se dependia dos outros. Mas na nova dispensação cada um daqueles que são convertidos de verdade ao reino de Cristo, tem a sua disposição o Espírito Santo que, como representante de Cristo, nos ensina a palavra.

QUE LHES ENSINE NOVAMENTE OS PRINCÍPIOS ELEMENTARES. Essa é uma expressão que representa as coisas mais simples das Sagradas Escrituras. Baseado nestas afirmativas, há quem diga que havia muitas dúvidas por parte dos leitores desta carta, se realmente o que estava acontecendo na nova dispensação estava de acordo com o plano de Deus. É como se os hebreus convertidos ao cristianismo quisesse apostatar da fé.

DA PALAVRA DE DEUS. Estes assuntos que são tratados por esta carta, eram minuciosamente ensinados e explanados pelos mestres cristãos, e os hebreus que conheciam a legislação de Moisés deviam ter maior facilidade em compreenderem estas coisas, muito mais do que os gentios convertidos ao cristianismo. Ao que tudo indica, e o escritor deixa isso claro em textos anteriores, era questão de preguiça mesmo.

ESTÃO PRECISANDO DE LEITE. Tudo o que já havia sido ensinado por Cristo durante o seu ministério, bem como pelos seus apóstolos e discípulos originais, era para que os leitores desta carta fossem mestres e não alunos, pessoas adultas e não crianças espirituais. Essa é uma metáfora que nos faz ver a imaturidade espiritual de um povo que ouvem sempre as pregações da palavra de Deus, mas que não crescem espiritualmente.

E NÃO DE ALIMENTOS SÓLIDOS. Precisar de leite é comparar alguém a uma criança em que seu organismo ainda não se desenvolveu o suficiente para comer comidas mais consistentes ou sólidas. Era como o escritor via seus leitores, como recém-nascidos, mas que já deviam estar adultos, pelo tempo de que viviam no cristianismo e o quanto já haviam ouvido a palavra do evangelho das boas novas de Cristo Jesus, o grande Mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...