segunda-feira, 3 de abril de 2017

Hebreus 6:4

Hebreus 6:4 - Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo.
PORQUE É IMPOSSÍVEL. Neste ponto, por expor assuntos paradoxos, alguns afirma que o escritor era um dos líderes legalista da igreja mãe de Jerusalém, porque até certo ponto pensa como um seguidor do judaísmo mais ortodoxo, do que os defensores da dispensação da graça, que eram mais flexíveis nos seus escritos. No entanto, quando procuramos ser mais maleável na interpretação dos textos, compreendemos que o autor está sendo sincero em mostrar aos seus leitores os perigos da apostasia da fé cristã.

QUE OS QUE JÁ UMA VEZ. É notável que o escritor não esteja se dirigindo a pessoas que não faziam parte do verdadeiro cristianismo. Mas, ele se posiciona em direção aos que já haviam supostamente aceito a Cristo como Senhor e Salvador, mas que estavam correndo o risco de deixarem os ensinos mais substanciais das doutrinas cristãs, para simplesmente se apegarem aos assuntos elementares próprios para novos convertidos.

FORAM ILUMINADOS. É impossível que aqueles que já haviam se convertido ao verdadeiro cristianismo viessem a deixar os caminhos do evangelho de Cristo. Com isso o escritor exalta em muito o fato de alguém ter tido o privilégio de ter sido chamado por Deus para fazer parte da igreja remida de Cristo. E que uma vez que alguém se converteu ao cristianismo não tenha mais motivos para se afastar do Senhor Jesus. Até porque as promessas da parte de Deus para os salvos valem mais que qualquer outra coisa.

E PROVARAM. A partir do momento que o ser humano crer verdadeiramente em Cristo e passa a confiar em sua obra perfeita de redenção, participando assim do novo nascimento ou regeneração espiritual. Tal pessoa passa a ser participante das coisas espirituais do reino dos céus, e com isso passa a provar dos efeitos positivos das virtudes do Espírito de Deus, recebendo luz, os dons espirituais e outras riquezas em glória.

O DOM CELESTIAL. Depois do primeiro passo ao encontro de Cristo que o pecador dá, abre-se um vasto legue de possibilidade para que tal pessoa receba da parte de Deus os dons do Espírito do Senhor. Aqueles que mais buscam as coisas de Deus vão recebendo mais e mais luz, para que por meio da iluminação espiritual possa ser cada vez mais parecido com Cristo, é o que o evangelho chama de transformação e aperfeiçoamento.

E SE TORNARAM PARTICIPANTES. Ninguém que passa pelo processo do novo nascimento, assim foi contemplado por merecimento, porque tudo é por graça. E o próprio evangelho declara que, o novo nascimento é um dom do Espírito de Deus (João 3:3,5). Somente aqueles que verdadeiramente aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador é que recebem o enchimento do Espírito Santo, porque o mundo não recebe.

DO ESPIRITO SANTO. Uma das marcas mais significantes da nova dispensação da graça de Deus por Cristo Jesus é justamente o derramamento do Espírito de Deus sobre a vida dos seus servos e servas. Essa foi a promessa de (Joel 2:28-29), que foi confirmada por Cristo (João 16:7-11) e que se cumpriu na vida da sua igreja no dia de pentecostes (Atos 2:1-4). Se tornar participante do Espírito Santo é ser guiado por ele (Romanos 8:14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...