quarta-feira, 5 de abril de 2017

Hebreus 6:12

Hebreus 6:12 - Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.
PARA QUE VOS NÃO FAÇAIS. Esta carta está cheia de advertências e conselhos da parte do autor, no sentido de ver o desenvolvimento espiritual dos seus leitores. É preciso reconhecer que os hebreus era um povo difícil de lidar porque eles se achavam pessoas superiores às demais gentes do mundo, e este sentimento de superioridades massageava o ego dos judeus para que fossem pessoas autossuficientes. Como Deus estava revelando a mensagem ao escritor, mesmo assim, ele se sente ousado em advertir aos hebreus.

NEGLIGENTES. No versículo nove deste mesmo capítulo, o autor diz esperar coisas melhores dos seus leitores, coisas que acompanham o desenvolvimento espiritual. Mas para isso, os hebreus não poderiam se deixar dominar pela negligência, como que pelo fato de serem descendentes de Abraão já era o suficiente para serem alcançados pelas bênçãos de Deus. Ser negligente neste caso é desprezar o que estava proposto por Deus.

MAS SEJAIS IMITADORES. Em (1 Coríntios 11:1) o apóstolo dos gentios, Paulo, recomenda que os irmãos daquela igreja fossem seus imitadores, assim como ele era de Cristo. As sagradas Escrituras estão repletas de exemplos de heróis da fé a quem devemos ser imitadores como pessoas que servem a Deus e vivem para o seu reino. Infelizmente o ser humano é tendencioso a imitar o errado do que o certo, bom e perfeito.

DOS QUE PELA FÉ. O capítulo onze desta mesma carta tem uma lista enorme de nomes de homens e mulheres de Deus que viveram pela fé e que servem de exemplos para que venhamos a ser seus imitadores. Essa fé deve ser posta em Deus, porque tanto os hebreus quanto os cristãos são pessoas de fé monoteístas. É esta fé que nos faz confiar inteiramente no trabalhar de Deus em nosso favor, porque esperamos no Deus vivo.

E PACIÊNCIA. A fé e a paciência juntas é que tornam os heróis da fé invencíveis. Esta paciência é a capacidade de continuar crendo nas realizações de Deus, mesmo que as circunstâncias momentâneas sejam desfavoráveis. Em muitos casos, o cronograma das realizações de Deus não bate com o nosso tempo, eis a razão porque precisamos com paciência esperar o agir determinativo de Deus, no seu tempo e não no nosso.

HERDAM. Os filhos de Israel que esperaram pacientemente o cumprimento das palavras de Deus ditas ao patriarca Abraão receberam como herança a terra prometida, mesmo que tivessem de esperar muitos anos peregrinando no deserto. Agora, na nova dispensação existem propostas maravilhosas para a igreja de Cristo, o que os seguidores do Senhor Jesus têm que fazer é viverem pela fé e com paciência plena até o fim.

AS PROMESSAS. Uma das grandes e preciosas promessas que Deus fez ao patriarca Abraão foi de que em seu descendente, o Messias, todas as nações do mundo seriam abençoadas. Vinda à plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho Jesus Cristo para cumprir todas as suas promessas feitas em todas as eras e tempos. Em Cristo Jesus, os remidos são amplamente abençoados nesta vida presente, mais e principalmente na vida futura, ou vida eterna, que é uma modalidade de vida plena com a salvação eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...