sexta-feira, 7 de abril de 2017

Hebreus 6:20

Hebreus 6:20 - Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
ONDE. De que lugar está falando o autor? Do santo dos santos. O pensamento do escritor está focado no templo de Jerusalém que era dividido em quatro partes distintas, que são elas: O pátio dos gentios, o pátio das mulheres, o lugar santo dos hebreus e o santo dos santos, onde o sumo sacerdote entrava uma vez por ano para interceder perante Deus em favor do povo. Na nova dispensação este lugar é o trono da graça em que Cristo está assentado à destra de Deus, como Sumo Sacerdote e intercede pelos seus remidos.

JESUS. Geralmente, os escritores do Novo Testamente usam títulos mais completos quando se refere ao Filho de Deus, tais como: Jesus Cristo, nosso Senhor Jesus Cristo e etc, no entanto, o escritor aos Hebreus costuma escrever apenas o nome próprio do Filho de Deus para destacar a sua humanidade. O nome Jesus é uma transliteração do nome de Josué, e conforme o evangelista (Mateus 1:21), quer dizer: Aquele que veio para salvar.

NOSSO PRECURSOR. Temos nas páginas do Novo Testamento a figura importante de João Batista como precursor do Senhor Jesus. Precursor é aquele que vai adiante preparar o caminho do titular. No caso de Cristo como nosso precursor é que ele entrou primeiro do que nós no lugar santo dos santos, na presença mesmo de Deus para nos preparar o caminho de acesso, por isso que ele é o pioneiro do nosso acesso direto a Deus.

ENTROU POR NÓS. A figura do sumo sacerdote da velha dispensação certamente esta na mente do autor, e ele entrava no santo dos santos uma vez por ano em lugar dos pecadores para interceder perante Deus por eles. Como Jesus é o Sumo Sacerdote da nova aliança da graça de Deus, ele entrou primeiro na presença de Deus, por isso que o evangelho nos ensina que ele está assentado à destra do trono de Deus. Cristo abriu-nos o caminho de acesso ao trono da graça porque ele é o único Mediador diante de Deus.

FEITO ETERNAMENTE. Aarão foi constituído por Deus o primeiro de muitos sumos sacerdotes diante de Deus pelo povo de Israel. Depois dele, inumeráveis outros sumos sacerdotes foram levantados para ministrar em favor do povo. Porem, na nova dispensação tudo isso mudou, porque Jesus foi feito por Deus Sumo Sacerdote para todo o sempre, isso que dizer que este seu ofício de Mediador nunca há de sessar.

SUMO SACERDOTE. A tribo de Levi foi escolhida no tempo da velha dispensação para dela serem nomeados os sumos sacerdotes e os sacerdotes, porque além do sumo sacerdote, existiam muitos outros sacerdotes. Em se tratando da nova dispensação, os remidos de Cristo são os sacerdotes, e Jesus é o Sumo Sacerdote. Quando se diz que Jesus foi feito Sumo Sacerdote, é que ele não foi constituído pelos homens, mas foi Deus quem o fez.

SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE. O escritor mais uma vez cita o Salmos 110:4 - Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. Por que, segundo a ordem de Melquisedeque? Porque Melquisedeque não fazia parte da tribo de Levi, assim como Jesus também não era da tribo de Levi, mas sim da tribo de Judá. Havia esta profecia messiânica a respeito do Messias de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...