sexta-feira, 28 de abril de 2017

Hebreus 8:11

Hebreus 8:11 - E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
E NÃO ENSINARÁ. Das doze tribos de Israel, Moisés separou uma delas, que foi a tribo de Levi, que ficou encarregada de ensinar ao povo judeu os mandamentos e estatutos da legislação mosaica. Além do mais, os próprios pais eram obrigados a ensinarem a seus filhos desde a mais tenra idade, tudo que estava escrito na lei de Moisés. Por fim, os seguidores do judaísmo muito se esforçavam para empreender o proselitismo religioso e levar o judaísmo aquelas pessoas que não conheciam a antiga aliança, lei de Moisés.

CADA UM AO SEU PRÓXIMO. A nova aliança é diferente, porque os ensinos não são um código de letras mortas, mas o aprendizado do discípulo de Cristo é feito de forma espiritual pelo Espírito de Deus, no homem interior, no coração e na mente. Neste sentido é que os seguidores de Cristo recebem a revelação da vontade do Pai por intuição, pela meditação nas coisas do reino de Cristo, e pela busca das coisas de cima.

NEM CADA UM AO SEU IRMÃO. Este versículo é a continuação do texto de Jeremias 31:34 - E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor. Os levitas se achavam superiores aos seus irmãos judeus porque foram separados para ensinar a lei de Moisés, no cristianismo todos são iguais diante de Deus.

DIZENDO: CONHECE O SENHOR. Sempre houve entre os seguidores do judaísmo uma certa concorrência para ver quem fazia mais prosélitos para a religião judaica, em que os judeus percorriam o mar e a terra para fazer um prosélito para sua religião, e por conta disso Jesus os classificou de hipócritas. Mateus 23:15 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito. Palavras de Jesus.

PORQUE TODOS ME CONHECERÃO. Espalhar o conhecimento sobre Deus e seus planos quanto à nova dispensação da graça de Deus é tarefa do Espírito Santo. João 16:8-11 - E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem em mim. Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais. E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Esta é tarefa do Espírito Santo.

DESDE O MENOR DELES. Havia uma preocupação e empenho tantos dos líderes religiosos dos judeus, quanto dos próprios pais das crianças judias para que os meninos de Israel apreendessem a legislação do Moisés, para que guardassem suas ordenanças para a vida toda. No Cristianismo não há esta preocupação, porque é o Espírito de Deus quem cuidará de imprimir na mente e no coração de todas as pessoas a lei de Cristo.

ATÉ AO MAIOR. Já os que alcançavam maioridade em Israel tinham a obrigação e o dever de ter em mente todos os mandamentos, estatutos e juízos da legislação de Moisés, porque quem desobedecesse à lei de Moisés, em alguns casos eram amaldiçoados ou mortos. Conforme a dispensação da graça o Espírito de Deus tem dado suas revelações a todos sem distinção de idade, bem como a pessoas importantes da sociedade também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...