segunda-feira, 3 de abril de 2017

Hebreus 6:5-6

Hebreus 6:5-6 - E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro. E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
E PROVARAM A BOA PALAVRA DE DEUS. Essa palavra de Deus não diz respeito a legislação de Moisés, nem tão pouco as literaturas religiosa dos judeus. Mas podemos dizer que diz respeito a tudo que envolve as boas novas do evangelho, que vinham sendo anunciadas entre os hebreus desde João Batista, passando principalmente pelo Senhor Jesus, como também agora pelos seus apóstolos, essa é a mensagem do evangelho.

E AS VIRTUDES DO SÉCULO FUTURO. Já estas virtudes do século futuro ou vindouro dizem respeito a tudo que foi visto na pessoa bendita de Cristo Jesus, como seus milagres, prodígios e sinais que ele prodigalizou entre o povo. Bem como os dons espirituais que estavam sendo derramados na vida dos verdadeiros representantes do reino de Cristo desde a descida do Espírito Santo, a partir do dia feliz de pentecostes.

E RECAÍRAM. Este verbo nos fala da desobediência à palavra provado, na primeira frese deste texto, como também ao ato de rebelião contra o evangelho de Cristo Jesus, o que a palavra de Deus chama de desvio da fé cristã. No caso dos leitores desta carta, é como se eles fossem tentados a deixar o cristianismo e voltarem ao judaísmo. Isso era inadmissível pelo escritor desta carta, quando ele diz que é impossível ou inaceitável esta coisa. Até porque este recuou seria para prejuízo dos seus leitores e não benefício dos mesmos.

SEJAM OUTRA VEZ RENOVADOS. Mas na última hipótese de acontecer a recaída dos seus leitores, o que o escritor esperava que não acontecesse, seria impensável de se cogitar que fossem outra vez renovados. Existem aqueles que caem por conta da fraqueza da fé e existem aqueles que apostatam da fé, para estes últimos é muito difícil voltarem aos caminhos do Senhor, porque seus pecados são praticados de forma conscientes.

PARA ARREPENDIMENTO. A rebelião contra Deus é um tipo de pecado que dificilmente se achará lugar para o arrependimento, porque a apostasia é como a blasfêmia. Como diz as Sagradas Escrituras é o mesmo pecado praticado por lúcifer que apostatou de tudo que conhecia a respeito de Deus, foi precipitado dos céus e nunca achou lugar de arrependimento, mais sim o sentimento de revolta lhe dominou para todo o sempre.

POIS ASSIM, QUANTO A ELES, DE NOVO CRUCIFICAM O FILHO DE DEUS. Isso é querer que o sacrifício único do Cordeiro de Deus se tornasse banal, tal quais, os sacrifícios repetitivos da antiga dispensação da lei. Os sacerdotes sempre repetiam os sacrifícios de expiação pelos pecados do povo. No entanto, o sacrifício propiciatório do Cristo de Deus foi único e perfeito para salvar e remir a todos que se chagam a ele com fé e confiança.

E O EXPÕEM AO VITUPÉRIO. Apostatar da fé cristã pensando em depois se arrepender dos pecados praticados deliberadamente é querer que o Senhor Jesus seja crucificado novamente. Coisa que é inconcebível, pelo simples fato de que seu sacrifício expiatório foi único, sem mais ser repetido, até porque foi uma obra perfeita, que gerou a reconciliação de Deus com as suas criaturas. Isso não se repetirá outra vez, nunca mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...