quarta-feira, 21 de maio de 2014

Filemom 1:1

Filemom 1:1 - Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso cooperador.
PAULO. O significado do seu nome é: Pequeno. Paulo é o nome romano de Saulo de Tarso, que pela primeira vez se lê em (Atos 13.9), quando ele resistiu a Elimas, o feiticeiro, principiando nessa ocasião o seu trabalho gentílico na corte de Sérgio Paulo. Pode presumir-se que ele já era assim chamado nas suas relações com os gentios. Mas depois deste incidente é sempre esse nome que o apóstolo tem em Atos e nas suas epístolas. Ele nasceu em Tarso, na Cilícia (Atos 9.11 - 21.39 - 22.3). Foi o maior missionário da igreja primitiva, ocupando significativo espaço no livro de Atos. Também foi um dos mais importante fundador de igrejas no mundo gentílico, por isso que a tradição cristã o classifica de apóstolo de Jesus Cristo aos gentios.

PRISIONEIRO DE JESUS CRISTO. Antes de ter um encontro pessoal com o Jesus ressurreto ele era zeloso pelo judaísmo, mas tendo se convertido ao cristianismo passou a viver completamente em torno de sua missão em levar o evangelho de Cristo aos gentios. Metaforicamente falando pode-se dizer que ele era um prisioneiro de Cristo, porque não fazia mais o seu próprio querer, no entanto, se dedicava inteiramente ao serviço de Cristo e do seu reino, por isso que ele diz que era servo de Jesus Cristo. E literalmente falando podemos assegurar de que ele já havia passado por vários aprisionamentos por conta de anunciar as boas novas do evangelho de Cristo, e no momento estava preso em Roma de onde escreveu esta epístola pastoral.

E O IRMÃO TIMÓTEO. Timóteo era filho de mãe judia, porem, de pai gentio. Vinha sendo instruído nas sagradas escrituras dos Judeus, desde muito jovem, pela sua mãe Eunice e a sua avó Loide, mas nunca se tornou em um convertido ao judaísmo, razão porque ainda era incircunciso quando foi encontrado por Paulo. Ele era nativo de Lista e não de Derbe, como alguns costumam afirmarem. Ao se tornar um pouco mais maduro foi consagrado ao ministério por se notabilizar como pregador do evangelho. Além de ter o dom profético, ao que tudo indica se tornou uma das principais lideranças em Éfeso. Paulo cita o nome de Timóteo neste começo de seu escrito porque em algumas de suas cartas o apóstolo usa seu filho na fé como amanuense de seus escritos, ou seja, Paulo falava e Timóteo escrevia o que ele ia citando.

AO AMADO FILEMOM. Primeiro Paulo o chama de amado, porque assim o era pelo apóstolo. Há quem diga que ele era mais um dos filhos na fé do apóstolo dos gentios, e Paulo tinha uma amizade real com este seu amigo e cooperador. Filemom se tornou a principal liderança da igreja de Colossos, certamente consagrado por Paulo para o ministério, provavelmente esta consagração deva se ter dado em Éfeso, onde Paulo passou cerca de três anos, porque Éfeso era uma das principais cidades da Ásia Menor.

NOSSO COOPERADOR. Essa palavra “cooperador” no Novo Testamento é comumente usada por Paulo para descrever aqueles que eram de seu círculo de confiança. E diz respeito aqueles que ajudavam a Paulo em seu ministério, como lideranças das igrejas por ele fundadas, e ou como acompanhantes em suas viagens missionárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...