terça-feira, 27 de maio de 2014

Filemom 1:8-9

Filemom 1:8-9 - Por isso, ainda que tenha em Cristo grande confiança para te mandar o que te convém. Todavia peço-te antes por amor, sendo eu tal como sou, Paulo o velho, e também agora prisioneiro de Jesus Cristo.
POR ISSO, AINDA QUE TENHA EM CRISTO. A partir de então, Paulo começa a expor o motivo pelo qual enviou esta carta ao seu amigo Filemom. E ocupa o resto deste capítulo para interceder junto a Filemom, em favor de um escravo seu, que havia fugido, mas que foi alcançado com o evangelho pelo apóstolo na prisão. Este ex-escravo de Filemom era Onésimo, a quem Paulo chama de meu filho, certamente filho na fé. Interpondo o apostolo o nome de Cristo neste negócio é porque o apelo de Paulo é ao irmão Filemom, servo de Cristo, e não simplesmente ao dono de escravos e homem rico que era Filemom. Tanto Onésimo como Filemom agora eram servos de Cristo e esta questão deveria ser resolvida como tal na paz de Cristo.

GRANDE CONFIANÇA PARA TE MANDAR O QUE CONVÉM. Paulo usa sua amizade junto ao seu amigo Filemom para conseguir o seu intento, que era conseguir o perdão de Filemom para Onésimo ser aceito novamente junto ao seu antigo patrão, agora como irmão e não como escravo. O apóstolo se declara confiante de que será atendido em sua reivindicação, por isso começa a afirmar o que estava a solicitar ao seu amigo Filemom. Para te mandar o que convém, com isso o apóstolo transforma seu apelo em conselho, no sentido de que o mais certo para Filemom seria retirar qualquer queixa contra Onésimo, fosse pessoal ou formal, ante as autoridades. Porque já nesta época existiam as penalidades contra os escravos que fugissem do seu patrão.

TODAVIA PEÇO-TE ANTES POR AMOR. Sabendo de antemão do quanto Filemom era amoroso para com o Senhor Jesus, para com os irmãos e para com ele, Paulo, então, o apóstolo usa esta virtude de seu amigo para conseguir o seu intento. A religião de Cristo é fundamentalmente nesta palavra, “amor”. Marcos 12:30-31 - Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Baseado neste amor cristão é que Filemom deveria acolher a Onésimo, sem raiva nem ira, mas com perdão e amor fraternal.

SENDO EU COMO SOU, PAULO O VELHO. Paulo fala sobre sua condição atual, porque mais na frente ele vai solicitar a Filemom que além de receber a Onésimo, o mande de volta para lhe servir como ajudante em sua prisão. Paulo o velho. Há alguns pensamentos sobre essa declaração de Paulo. Uns falam sobre que Paulo estava dizendo que era ancião, que nesta época era presbítero ou embaixador do evangelho, no entanto, não cabe dentro do seu apelo humilde o uso de sua autoridade eclesiástica. A realidade é que ele já estava em idade avançada, com seus quase sessenta anos, que nesta época era muita idade, para quem tanto sofreu.

E TAMBÉM AGORA PRISIONEIRO EM JESUS CRISTO. Além de já estar um tanto velho, Paulo estava como prisioneiro do império romano. Como todos sabem, por diversas vezes o apóstolo foi preso por ser um pregador do evangelho de Cristo Jesus. Na prisão, Paulo precisava de alguém para ajudá-lo a cuidar do que ele não podia fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...