quarta-feira, 21 de maio de 2014

Filemom 1:4-5

Filemom 1:4-5 - Graças dou ao meu Deus, lembrando-me sempre de ti nas minhas orações. Ouvindo do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus Cristo, e para com todos os santos.
GRAÇAS DOU AO MEU DEUS. O apóstolo rende ações de graças por ter Filemom como seu cooperador e por saber de sua dedicação para com o Senhor Jesus e para com a sua igreja na cidade de Colossos. Como Paulo tinha uma fé monoteísta e não politeísta, ele dirige suas ações de graças ao Deus único e verdadeiro, por saber que dele é que procedem todas as coisas boas que lhe aconteciam. Sempre foi costume dos cristãos verdadeiros renderem suas ações de graças ao Deus da misericórdia, isso porque quem serve ao Criador de todas as coisas, tem a certeza de que o Senhor trabalha em prol daqueles que nele esperam. Ao que tudo indica, Filemom foi consagrado ao ministério pelo apóstolo, e tendo conhecimento do seu desempenho pelo evangelho de Cristo em Colossos, se sente satisfeito e feliz com o seu cooperador.

LEMBRANDO-ME SEMPRE DE TI, NAS MINHAS ORAÇÕES. Neste particular, o apóstolo era amoroso e cuidadoso para com os seus cooperadores consagrados por ele. Até porque o apóstolo tinha um zelo especial pela igreja do Senhor Jesus, principalmente aquelas que foram por ele fundadas, diretas ou indiretamente. De forma que ele se preocupava com o bem-estar da igreja e dos líderes que eram encarregados de administrarem as comunidades cristãs. Razão porque ele não se esquecia de fazer suas orações de forma permanente pelos obreiros para que eles recebessem a proteção divina e para que desempenhassem suas funções ministeriais da melhor forma possível. Paulo sabia que as mesmas coisas que ele já havia passado por conta de defender e pregar o evangelho de Cristo, Filemom também estava sujeito a passar.

OUVINDO DO TEU AMOR E DA FÉ QUE TENS. O apóstolo e missionário Paulo tinha por costume acompanhar as notícias sobre as igrejas por ele fundadas e supervisionadas. Mesmo em viagens para pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido ou visitando as igrejas já existentes, ele se preocupara em saber o estado de cada uma das igrejas e de seus líderes. Certamente ele estava bem informado de como Filemom estava desempenhando suas atividades na igreja de Colossos. E destaca duas características desde líder cristão: O seu amor e a sua fé depositada no Senhor Jesus Cristo. Características estas indispensáveis na vida de todos aqueles que fazem a obra do reino de Deus e de Cristo Jesus, o Rei da glória.

PARA COM O SENHOR JESUS CRISTO. A fé e o amor de Filemom estavam primeiros depositados no Senhor Jesus Cristo e depois o seu amor distribuído para com a igreja do Senhor Jesus Cristo. Em toda a extensão do Novo Testamente se verifica o senhorio de Cristo Jesus. E mais especificamente em (Filipenses 2:9-11). Jesus é o nome próprio do filho de Deus, que ficou sendo conhecido como Jesus de Nazaré. Cristo fala sobre a missão do Messias e quer dizer: o enviado e ungido de Deus Pai.

E PARA COM TODOS OS SANTOS. Nesta parte é o amor de Filemom que estava derramado abundantemente sobre todos os que faziam parte da igreja de Cristo em Colossos. A palavra “santos” neste texto fala dos cristãos vivos e não de mortos canonizados. Filemom fazia a obra de Deus com empenho e amor à igreja de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...