terça-feira, 27 de maio de 2014

Filemom 1:20-21

Filemom 1:20-21 - Sim, irmão, eu me regozijarei de ti no Senhor; recreia as minhas entranhas no Senhor. Escrevi-te confiado na tua obediência, sabendo que ainda farás mais do que digo.
SIM, IRMÃO, EU ME REGOZIJAREI DE TI NO SENHOR. Paulo vinha falando sobre o perdão da dívida de Onésimo para com Filemom, mas si isso não fosse possível, que se colocasse em sua conta. E ele começa este texto usando uma afirmativa, “sim” com a certeza de que seu amigo iria compreender sua proposta. Chama então Filemom de irmão porque o conhece e sabe de que ele era um convertido ao cristianismo e seguidor de Cristo Jesus. Com isso aponta para o sentimento familiar de Filemom lembrando-o de que agora, tanto ele quanto Onésimo e também o próprio Paulo, faziam parte da família divina. O escritor usa o verbo no futuro porque espera bons resultados ao saber que vai se alegrar em Cristo por ter Filemom perdoado a dívida de Onésimo, e por fim o liberar de volta para que esteja com ele para ajudá-lo na prisão.

RECREIA AS MINHAS ENTRANHAS NO SENHOR. Enviada a carta pelo próprio Onésimo, só restava esperar o desfecho do que poderia acontecer. Ficava então a expectativa da reação de Filemom com o retorno do seu antigo escravo fugitivo, com uma carta de recomendação impecável em termos de defesa. Há nesta frase aqui escrita pelo apóstolo um pedido indireto para que Filemom acatasse suas reivindicações em prol de Onésimo. Somente o bom resultado e o atendimento de suas solicitações poderia alegrar a alma do velho apóstolo. Paulo estava ansioso de que pudesse se alegrar em Cristo por saber que seu amigo e irmão Filemom recebeu bem a Onésimo, perdoou a sua dívida, e além do mais o enviou de volta para servir ao apóstolo neste momento difícil de sua vida e de seu ministério.

ESCREVI-TE CONFIANDO. Neste tempo de sua vida, Paulo já era bastante experiente nas coisas do reino de Deus e já havia passado por muitas coisas na vida, portanto, sabia do que estava escrevendo. Cada palavra do conteúdo de sua epístola endereçada ao seu amigo Filemom estava completamente carregada de certeza do que estava escrevendo. Suas convicções eram baseadas na confiança de que o Espírito de Deus entraria em ação quando Filemom lesse sua correspondência, no sentido de tocar em sua sensibilidade, a fim de que tudo ocorresse conforme ele esperava. Por conhecer um pouco do seu amigo, tinha certeza de que seria atendido.

NA TUA OBEDIÊNCIA. Certamente Paulo tem um lampejo em seus pensamentos de que Filemom era um cristão verdadeiro, e como tal, ia receber Onésimo com sua carta de recomendação, como um homem de Deus, e não simplesmente como um homem rico, que estava decepcionado com seu escravo fugitivo e que só merecia o castigo ou a morte. Paulo esperava efetivamente que Filemom agisse conforme os padrões de um discípulo de Cristo, que tem como princípio o amor fraternal.

SABENDO QUE AINDA FARÁS MAIS DO QUE DIGO. As cogitações dos pensamentos do apóstolo eram de que Filemom além de atender suas reivindicações sobre Onésimo e a causa que o envolvia, iria ele reagir positivamente, além das expectativas do que estava exposto na carta. Certamente Onésimo estava com receio do seu encontro com Filemom, mas Paulo lhe garante que ele vai se surpreender com a boa receptividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...