terça-feira, 27 de maio de 2014

Filemom 1:19

Filemom 1:19 - Eu, Paulo, de minha própria mão o escrevi; eu o pagarei, para te não dizer que ainda mesmo a ti próprio a mim te deves.
EU, PAULO. Quando o escritor usa o seu nome pessoal na primeira pessoa, ele deseja enfatizar o que realmente estava a dizer. O nome original do Apóstolo Paulo era Saulo; no judaico Saulo, em hebreu Shaul (Saul) e no grego Saulus. O Apóstolo Paulo nasceu entre os anos 5 e 10 d.C. na cidade de Tarso da Cilícia . Por isso era e é chamado Paulo ou Saulo de Tarso. Atos 9:11 - E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando. Ele era da tribo de Benjamim e foi criado de conformidade com as tradições judaicas. Nesta epístola pastoral ele se apresenta como amigo de Filemom, a quem estava se dirigindo por meio desta epístola para interceder em benefício de Onésimo seu filho na fé, que era um ex-escravo de Filemom.

DE MINHA PRÓPRIA MÃO O ESCREVI. Geralmente Paulo usava um amanuense para escrever suas cartas e epístolas. Mas neste caso, ele de próprio punho estava concluindo esta epístola. Há quem diga que Onésimo não sabia escrever e apesar de Timóteo ser citado no início da carta, mas este tratado tinha que ter a assinatura da parte de quem se comprometia, no caso Paulo. Também temos aqui mais um argumento em favor da tese de que neste momento de aprisionamento quase todos os amigos de Paulo se afastaram dele, até para não correrem o mesmo risco de serem presos também. Além do mais esta era uma carta compromisso, em que Paulo se comprometia em arcar com os danos e com os prejuízos causados a Filemom pelo seu antigo escravo Onésimo. Portanto tinha que ter a assinatura de Paulo.

EU O PAGAREI. Mais uma vez Paulo se compromete em saldar a dívida feita por seu filho na fé Onésimo perante Filemom. Onésimo levava consigo este acordo por escrito pela própria mão de Paulo se comprometendo com Filemom em arcar com os prejuízos feitos em tempos passados com Filemom. Onésimo sabia quem era Filemom e conhecia bem o quanto ele era carrasco com os seus escravos, (mas isso antes dele se converter). O apóstolo não queria saber de quanto era à dívida, mas assinou uma promissora em branco, e enviou para Filemom dizendo: Coloque o valor da conta que meu Filho na fé, Onésimo te deve porque eu te pagarei. Era como se o apóstolo estivesse dando um cheque em branco pela dívida de Onésimo.

PARA TE NÃO DIZER QUE AINDA MESMO A TI PRÓPRIO. A maioria dos comentaristas bíblicos ver nesta expressão do apóstolo um certo tom de brincadeira da parte do apóstolo para com Filemom. Mas como o assunto dizia respeito a quantias em dinheiro, Paulo pede que Filemom faça primeiro uma avaliação do quanto é que vale ele próprio (Filemom). Era como Paulo estivesse perguntando a Filemom: Olha meu amigo, antes de você calcular a dívida que Onésimo te deve, você faça os cálculos de quanto é que vale primeiro você. Com o seu valor em mãos venha me cobrar à dívida.

A MIM TE DEVES. Não se sabe que tipo de favor Filemom devia ao apóstolo Paulo. Mas, podemos conjecturar de que se devia ao fato de que ele havia se convertido por meio do trabalho missionário do apóstolo. Certamente o próprio Filemom já havia dito a Paulo que devia tudo a ele por fazer parte do reino de Deus. Isso não tem preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...