sexta-feira, 30 de maio de 2014

Filemom 1:22-23

Filemom 1:22-23 - E juntamente prepara-me também pousada, porque espero que pelas vossas orações vos hei de ser concedido. Saúdam-te Epafras, meu companheiro de prisão por Cristo Jesus.
E JUNTAMENTE PREPARA-ME TAMBÉM POUSADA. Até então, Paulo vinha cuidando do assunto da ida de Onésimo e a sua chegada junto a Filemom. Sua maior preocupação era com o encontro entre o escravo fugitivo e o seu dono, no que poderia acontecer se Filemom resolvesse não perdoar os erros cometidos pelo seu escravo. Agora, o apóstolo também acena de sua possível ida posteriormente até onde Filemom estava. Certamente este aceno de Paulo, de que depois iria pessoalmente ao encontro de Filemom, funcionava como pressão psicológica para que Onésimo fosse bem recebido pelo seu patrão. É como se Paulo estivesse dizendo para Filemom: Estou enviando Onésimo com esta carta de recomendação e reconciliação, mas em breve eu estarei também ai para ver como foram resolvidas as coisas entre vocês.

PORQUE ESPERO QUE PELAS VOSSAS ORAÇÕES. A esperança de Paulo era de que mais uma vez o Senhor, como de outras vezes lhe concedesse a libertação da prisão para então voltar a fazer suas viagens missionárias. E já estava em seu pensamento e fazia parte dos seus planejamentos visitar Filemom, seu grande amigo. Por isso que apelava para a oração de Filemom e dos seus para que isso realmente se tornasse realidade. Como um homem de oração que era o apóstolo sabia de que pela oração dos justos Deus podia fazer até mesmo o impossível. Em suas cartas, Paulo sempre fala de suas orações contínuas em favor dos servos de Cristo, como também não cessa de pedir orações em seu favor para que Deus lhe conceda cumprir com tudo aquilo que sobre ele estava designado. A oração de um justo pode muito em seus efeitos.

VÓS EI DE SER CONCEDIDO. Paulo reconhece de que o momento era difícil para ele neste momento de seu aprisionamento. Ele era consciente de que poderia humanamente falando nem sair mais desta situação. Mas ao mesmo tempo tinha confiança de que pela oração dos seus amigos em seu favor Deus poderia reverter o quadro e lhe conceder o privilégio de ir visitar a Filemom e aqueles que com ele estavam. Somente um milagre da parte de Deus era que tornava possível a chegada de Paulo na presença de seu amigo Filemom. Muitos dos que poderiam defender o apóstolo perante as autoridades romanas já haviam se afastado dele com medo das reações contrárias e dos prejuízos sociais que poderiam advir disto.

SAÚDAM-TE EPAFRAS, MEU COMPANHEIRO DE PRISÃO. Segue-se o restante desta carta às saudações finais do apóstolo e dos que ainda restavam dos seus amigos com ele. Epafras quer dizer encantador. Ele era um dos auxiliares de Paulo nos cuidados das igrejas em Colossos, Hierápolis e Laudicéia. Esteve com Paulo na prisão para visita-lo, onde ficou voluntariamente como companheiro de prisão do apóstolo.

POR CRISTO JESUS. Não foi que Epafras tivesse cometido algum tipo de transgressão contra as leis romanas, mas, neste tempo, e pelas leis vigentes, alguém poderia se oferecer voluntariamente para ficar preso, com o objetivo de ajudar a outrem que estava sob os cuidados do Estado. Tudo isso estava fazendo Epafras por Paulo por amor a Cristo e o seu evangelho, porque era por esta causa que Paulo estava preso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...