terça-feira, 27 de maio de 2014

Filemom 1:16

Filemom 1:16 - Não já como servo, antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de mim, e quanto mais de ti, assim na carne como no Senhor?
NÃO JÁ COMO SERVO. Existem comentaristas que defendem de que Paulo havia comprado à liberdade de Onésimo da prisão, e não de Filemom. Porque o escravo fugitivo que era preso pelo Estado e que o seu dono não requeria o direito de posse passava a pertencer ao Estado e podia ser vendido o seu direito de liberdade. De forma que Paulo enviou de volta Onésimo ao seu antigo patrão, não mais como escravo, mas como liberto, socialmente e principalmente pelo evangelho de Cristo. De maneira que o apóstolo recomenda que Onésimo fosse recebido por Filemom, não como um escravo que havia fugido para não cumprir com suas obrigações. Mas ele solicitava que seu amigo Filemom visse Onésimo de outra forma como cristão.

ANTES, MAIS DO QUE SERVO. Filemom devia esquecer tudo que houve de errado da parte de Onésimo para com ele. Veja que o escritor não coloca a palavra escravo mais sim servo, que era aquele estado em que o antigo escravo já tinha sua alforria em mãos, mas se dava tão bem com seu antigo dono, que desejava continuar morando e servindo ao seu antigo patrão. Como servo, ele tinha liberdade e ao mesmo tempo era visto como tendo valor perante o seu antigo dono, sua família e diante da sociedade. Na condição de servo, o antigo escravo passava a receber benefícios pelo fruto do seu trabalho. E muitos destes servos passavam a serem pessoas de total confiança dos seus antigos donos. Era assim que Paulo desejava que acontecesse com Onésimo.

COMO IRMÃO AMADO. Tanto Filemom, quanto Onésimo, agora eram servos do Senhor dos senhores. Ambos eram discípulos de Cristo e que se moviam em direção ao reino de Deus pela mesma fé. No reino de Deus somos todos irmãos porque temos um mesmo Pai, o Criador de todas as coisas. E somos todos irmãos de Cristo, o unigênito do Pai, de forma especial. Paulo solicitava que Filemom recebesse a Onésimo não como sendo o antigo escravo fugitivo que merecia ser castigado ou crucificado e morto. Mas como um irmão amado. Da mesma forma que Filemom amava ao apóstolo devia amar a Onésimo, como irmão na fé e no reino de Deus.

PARTICULARMENTE DE MIM, E QUANTO MAIS DE TI. Paulo demonstrou por meio dos seus escritos, ser um apóstolo devidamente amoroso para com todos os seguidores do reino de Cristo, Com os seus cooperadores e agora de forma especial ao seu filho na fé Onésimo que estava por demais lhe sendo útil. Não é de menos que ele dedicou uma de suas cartas pastorais para defender e recomendar a Onésimo para com Filemom seu antigo patrão. O apóstolo desejava ardentemente que Filemom dedicasse esse mesmo amor fraternal a Onésimo, sem ressentimentos amargos pelo que ocorrera em tempos passados, até porque Onésimo agora era servo de Cristo.

ASSIM NA CARNE COMO NO SENHOR. Fica subtendido neste parafraseado do apóstolo de que Filemom devia agora respeitar a Onésimo não somente como irmão na fé, mas também de forma social e humanitária. Não se sabe ao certo se Filemom tinha irmãos na carne, mas se tivesse, era para tratar com Onésimo da mesma forma que tratava com seus irmãos consanguíneos. Da mesma forma que ele tratava com os irmãos da igreja, também devia tratar com Onésimo, como irmão na fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...