terça-feira, 27 de maio de 2014

Filemom 1:10-11

Filemom 1:10-11 - Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões. O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu tornei a enviar-te.
PEÇO-TE POR MEU FILHO ONÉSIMO. Paulo vinha preparando o terreno emocional em Filemom para fazer este pedido especial. Existem algumas traduções das Escrituras que em vez de peço-te, é colocada a palavra rogo-te, para demonstrar a intensidade do apelo de Paulo em favor de Onésimo. Meu filho, certamente Onésimo foi alcançado pelo evangelho libertador do Senhor Jesus pelas pregações de Paulo. Não é que Onésimo fosse filho biológico do apóstolo, mas filho na fé. Onésimo significa “útil”, e na verdade ele passou a ser muito útil a Paulo em seus encarceramentos. Era um ex-escravo fugitivo de Filemom que poderia ser executado por ter fugido do seu antigo patrão, mas pela intercessão de Paulo em seu favor passou a ser importante para o apóstolo, tanto nas suas prisões, como no ministério.

QUE GEREI NAS MINHAS PRISÕES. Além de detenções por curto período, fala-se sobre três encarceramentos mais logos do apóstolo por defender o evangelho glorioso do Senhor Jesus, em Cesaréia, em Éfeso e em Roma. Não se sabe ao certo em qual destes foi que Paulo pregou o evangelho para Onésimo. É bem provável que este escrava estivesse preso por conta de ser um escravo fugitivo do seu antigo patrão Filemom, e como fugitivo, o Estado cuidou em detê-lo. É provável que Onésimo tenha ficado preso na mesma cela que Paulo ou na mesma carcerária ou prisão. Com isso, Paulo aproveitou o tempo que lhe era de sobra para falar do amor de Cristo, que é o libertador de todos os homens, até mesmo dos escravos humanos.

O QUAL NOUTRO TEMPO TE FOI INÚTIL. Conjectura-se que este escrava fugitivo tenha dado muito trabalho ao seu antigo patrão. Inútil, este escravo não procedia de conformidade com o nome que lhe deram, que era “útil”, ele envergonhava a se mesmo agindo contrário aquilo que fora vaticinado quando lhe deram o seu nome próprio. Inútil, também fala sobre o valor dos escravos naquela época, que humanamente falando neste mesmo tempo, não tinha nenhum valor como pessoa perante a sociedade nem diante dos seus donos. Há quem diga que Onésimo era realmente muito preguiçoso quando ainda vivia como escravo com Filemom, motivo pelo qual fugiu, para não cumprir suas obrigações nos afazeres determinados por ele.

MAS AGORA A TI E A MIM MUITO ÚTIL. Como um homem convertido pelo poder libertador do evangelho de Cristo, agora, Onésimo era um novo homem. Paulo dava testemunho da transformação pela qual passou este escravo, que agora era liberto pelo poder de Cristo. Como um homem de Deus ele passou a ser alguém que honrava o nome que tinha e o testemunho que passou a dar de um servo de Cristo. Paulo confia na mudança de Onésimo, ao ponto de por em cheque sua amizade com Filemom para defender seu filho na fé. Ele passou a ser útil por ter se convertido.

EU TORNEI A ENVIAR-TE. Não se sabe como Onésimo ganhou a liberdade da prisão, mas agora ele era liberto. E além de ficar ajudando a Paulo na prisão, ele passou a ser útil ao apóstolo para representá-lo aonde fosse enviado. Por isso que Paulo estava enviando Onésimo de volta a Colossos e ao seu antigo patrão, e agora, irmão Filemom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...