terça-feira, 27 de maio de 2014

Filemom 1:12-13

Filemom 1:12-13 - E tu torna a recebê-lo como às minhas entranhas. Eu bem o quisera conservar comigo, para que por ti me servisse nas prisões do evangelho.
E TU TORNA A RECEBÊ-LO. Não se sabe como Onésimo ganhou a liberdade da prisão, mas agora ele era liberto. E além de ficar ajudando a Paulo na prisão, ele passou a ser útil ao apóstolo para representá-lo aonde fosse enviado. Por isso que Paulo estava enviando Onésimo de volta a Colossos e ao seu antigo patrão, e agora, irmão Filemom. E o apelo do apóstolo ao seu amigo Filemom era de que recebesse de volta a Onésimo, mas não como dantes, porque dantes ele era um escravo, mas agora um irmão na fé, e uma pessoa que estava sendo muito útil a Paulo. Sem se importar o quando Onésimo deu trabalho e causou problemas ao seu antigo patrão, agora ele era servo de Cristo.

COMO ÀS MINHAS ENTRANHAS. Certamente Onésimo já havia relatado para Paulo os estragos que ele havia feito contra Filemom, com isso o apóstolo tem ciência das razões de Filemom, se não aceitasse de volta a Onésimo. De forma que o apóstolo usa do argumento mais forte possível para reverter o quadro em favor de Onésimo. Paulo estava dizendo para Filemom que Onésimo era seu filho na fé, e como tal era um pedaço dele que estava indo ao encontro de Filemom. Era como se o próprio Paulo fosse no lugar de Onésimo, e isso representa o quanto aquele servo estava sendo útil para o apóstolo na prisão. Paulo estava enviando a Filemom alguém muito precioso para ele, porque muitos haviam abandonado o apóstolo na prisão.

EU BEM O QUISERA CONSERVAR COMIGO. O desejo de Paulo, até pela necessidade que ele tinha da presença de Onésimo era de que ele continuasse servindo ao apóstolo neste momento tão difícil de seu ministério, quando se encontrava preso por defender o evangelho de Cristo, porque muitos que antes eram seus amigos, agora o haviam abandonado. Onésimo além de servir e auxiliar a Paulo ali na prisão, ele servia como informante das coisas que estavam acontecendo nas igrejas. Se desse errado o que Paulo estava esperando acontecer, e Filemom prendesse ou executasse a Onésimo, Paulo sofreria grande prejuízo, porque perderia um auxiliar, que lhe era muito útil.

PARA QUE POR TI ME SERVISSE. Neste ponto percebe-se o quanto havia de consideração por parte de Filemom ao apóstolo. Razão porque é sustentada a tese de que Filemom devia muito a Paulo o fato de ter sido alcançado com o evangelho libertador do Senhor Jesus. Era como se Filemom devesse servir a Paulo, mas como ele não podia fazer isso pessoalmente, Onésimo ocupava o seu lugar em servir ao apóstolo como se o próprio Filemom, estivesse no lugar de Onésimo.

NAS PRISÕES DO EVANGELHO. Além de detenções por curto período, fala-se sobre três encarceramentos mais logos do apóstolo por defender o evangelho glorioso do Senhor Jesus, em Cesaréia, em Éfeso e em Roma. Como neste caso deste encarceramento de Paulo muitos dos seus antigos “amigos” haviam se afastado dele por conta da prisão. Ele precisava muito de alguém para ajuda-lo e ser-lhe útil em cuidar dos negócios da igreja que estava fora, como informante dos acontecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...