Filemom 1:17-18 - Assim, pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo. E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta.
ASSIM, POIS, SE ME TENS POR COMPANHEIRO. Sem dúvida alguma que Paulo e Filemom eram amigos e companheiros ou sócios em uma mesma causa que era a causa do evangelho do reino de Cristo. O apóstolo usa uma palavra que descreve a sociedade em um negócio. Onde tanto Filemom quanto ele tinham os mesmos interesses no bem-estar do empreendimento. E como Paulo anteriormente chamara Onésimo de “meu filho” desejava que seu herdeiro espiritual participasse do negócio tal qual ele próprio. É como se Paulo dissesse para Filemom: Somos sócios neste negócio, como não posso ir pessoalmente estou enviando um meu representante, meu filho, para que possa participar contigo dos mesmos interesses.
RECEBE-O COMO A MIM MESMO. Paulo não queria que Onésimo se apresentasse ao seu antigo patrão como um escravo. O que o apóstolo desejava realmente era de que Onésimo chegasse diante de Filemom como seu representante. Isto porque conforme as leis romanas da época, Filemom tinha direitos sobre a vida de Onésimo para fazer dele o que bem quisesse. Poderia ferrá-lo, castiga-lo e até mata-lo se assim o desejasse. Como Paulo tinha um grande amor fraternal por Onésimo e precisava dele por demais, queria preservá-lo de qualquer prejuízo ou desgaste. De modo que, nesta carta de recomendação, o apóstolo envia Onésimo como seu legítimo representante. Era como se o próprio fosse no lugar de Onésimo.
E SE TE FEZ ALGUM DANO. Em muitos casos, na antiguidade onde era permitida a escravidão de seres humanos, havia rebelião por parte de um ou até mesmo por todo o grupo de escravos de uma determinada fazenda. E nestes casos, o escravo provocava um grande estrago na fazendo antes de fugir para que o seu dono diante dos prejuízos não pudesse ter condições de realizar a incursão em busca do escravo fugitivo. Não se sabe se este foi o caso de Onésimo para com Filemom, mas se fosse, o apóstolo estava assumindo a responsabilidade de arcar com os prejuízos. Fosse pouco ou muito os danos que porventura Onésimo tivesse causado, Paulo pagaria.
OU SE TE DEVE ALGUMA COISA. Neste tempo, o escravo era comprado por alguém e só tinha direito a comida pela recompensa do seu trabalha. Se o escravo quisesse qualquer coisa a mais, teria que pagar por isso ao seu dono. Se quisesse uma roupa melhor do que as roubas de trabalho, tinha que trabalhar mais do que o devido para pagar isso ao seu patrão. Se chegasse a ficar doente e precisasse de tratamento ou medicamentos tinha que trabalhar mais para pagar tal dívida ao seu patrão. E existiam também acordos entre o escravo e o seu dono na compra de sua carta de alforria, onde o escravo trabalhava durante muito tempo além da sua carga horária para ganhar a liberdade. Fosse qual fosse o caso de Onésimo, Paulo queria quitar a dívida.
POE ISSO À MINHA CONTA. Era uma grande responsabilidade que Paulo estava assumindo para com Filemom por apenas um escravo. O que o apóstolo estava autorizado é que a conta de Onésimo fosse zerada. Onésimo não devia mais nada a Filemom, tudo passaria para a conta de Paulo. Isso fala da importância que o ex-escravo tinha para o apóstolo. E expressa o valor que passa a ter alguém quando se converte ao reino de Deus. É uma mudança de status do nada para o tudo.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
terça-feira, 27 de maio de 2014
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