terça-feira, 27 de maio de 2014

Filemom 1:15

Filemom 1:15 - Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre.
PORQUE BEM PODE SER. Até então, Paulo vinha com pensamentos positivos e expondo seus fortes argumentos em favor de que Filemom, liberasse seu servo Onésimo para que assistisse a ele ali na prisão. Por várias vezes tentou tocar na sensibilidade de Filemom para que este se comovesse com sua situação e enviasse de volta seu antigo escravo para estar com Paulo em seu aprisionamento. Neste ponto o apóstolo se deixa levar por dúvidas de que Filemom poderia não liberar Onésimo para que voltasse para perto dele a fim de ser-lhe útil. Se aqueles que juravam sentimentos de amizade para com Paulo os abandonaram neste momento de prisão, um a mais ou a menos, era de se esperar que porventura acontecesse.

QUE ELE. Este “ele” a que se refere o apóstolo diz respeito a Onésimo. Onésimo significa “útil”, e na verdade ele passou a ser muito útil a Paulo em seus encarceramentos. Era um ex-escravo fugitivo de Filemom que poderia ser executado por ter fugido do seu antigo patrão, mas pela intercessão de Paulo em seu favor passou a ser importante para o apóstolo, tanto nas suas prisões, como no ministério. Onésimo é chamado por Paulo de meu filho, não porque fosse filho biológico do apóstolo, mas porque foi gerado na fé pelas pregações de Paulo quando de seu aprisionamento. Onésimo não vinha honrando o nome que tinha, “útil”, isso porque como escravo fugitivo não estava cumprindo com suas obrigações. Mas tendo se convertido, passou a honrar o nome que tinha, porque passou a ser útil para Paulo.

SE TENHA SEPARADO DE TI. Isto se deve ao fato de que Onésimo tinha fugido de Filemom. Não se sabe ao certo o motivo desta separação entre o escravo e seu patrão. A história dá conta de que os escravos não tinham uma vida nada fácil, e a maioria não tinham nenhum valor humano perante os seus patrões. Quando Onésimo fugiu de Filemom, certamente nenhum nem outro haviam se convertido ao cristianismo. Como Paulo tenta apaziguar antecipadamente os ânimos de Filemom isso pode comprovar que o motivo da fugida de Onésimo seja mesmo de sua parte. A epístola descreve como sendo ele antes inútil, talvez por não querer cumprir com os seus deveres.

POR ALGUM TEMPO. Não se sabe quanto tempo havia desde o momento em que Onésimo tinha fugido até agora. Era muito difícil a vida de um escravo para se manter como fugitivo, a não ser que alguém lhe oferecesse esconderijo. O próprio Estado, no caso o império romano, cuidava em prender e trazer de volta para seu patrão ou dono, os escravos que fossem encontrados como fugitivos. No entanto, o dono do escravo tinha que pagar as despesas que o Estado teve com o escravo fugitivo.

PARA QUE O RETIVESSE PARA SEMPRE. Nesta parte, Paulo se sente totalmente desanimado sobre seu apelo de que Filemom viesse realmente a liberar Onésimo para que este voltasse para estar com ele ali na prisão, o servindo e ajudando em seu ministério. O apóstolo se sente desmotivado de que sua solicitação fosse ter êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...