sábado, 4 de março de 2017

Hebreus 1:1-2

Hebreus 1:1-2 - Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho. A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
HAVENDO DEUS ANTIGAMENTE FALADO MUITAS VEZES. O Criador sempre imprimiu sua comunicação desde o início de sua convivência com os seres humanos. Na história da humanidade o Deus que fez os céus e a terra nunca ficou sem ter contato com suas criaturas, até porque tudo que existe e que foi criado fala a respeito do grande arquiteto do universo. Já desde o jardim do Éden, que as Escrituras relatam contatos de comunicação entre o Criador e o nobre casal Adão e Eva. E quem conhece os relatos posteriores da bíblia sabe que o canal de comunicação entre Deus e os seres humanos nunca foi interrompido. Quando houve o silêncio profético por aproximadamente 400 anos, foi porque Deus estava para manifestar a sua mais perfeita comunicação e comunhão com a humanidade por meio do seu Filho unigênito, Jesus Cristo.

E DE MUITAS MANEIRAS AOS PAIS, PELOS PROFETAS. O ministério profético sempre foi um dos meios utilizados pelo Senhor para comunicar sua vontade sobre a vida dos seres humanos. Como Israel foi uma nação do mundo antigo que buscou estabelecer alianças com o Deus único e verdadeiro, o Senhor levantou muitos e diversos profetas para revelar os seus planos para aquela nação. Foram variadas as formas como Deus se utilizou dos seus vários profetas para tentar levar o seu povo a cumprir suas alianças feitas com eles desde Abraão, Isaque e Jacó. De forma que, o Senhor nunca ficou sem profeta que anunciasse a sua palavra. E quando se fala sobre profetas, não se refere somente aqueles que escreveram seus conteúdos literários, os quais estão registrados nas Santas Escrituras. Mas fala também sobre todos aqueles que pregaram a palavra do Senhor levando sua mensagem ao povo.

A NÓS FALOU-NOS NESTES ÚLTIMOS DIAS PELO FILHO. Mas Deus quebrou o silêncio profético, o que chamam de jejum profético. E por meio de um grande profeta, seu Filho amado, falou e continua falando com toda a humanidade. Já era prometido por Deus de que enviaria este seu profeta no meio do seu povo, conforme se verifica em Deuteronômio 18:15,18 - O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis. Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Jesus de Nazaré era este Filho de Deus, ou seja, era o próprio Deus entre o seu povo, o Emanuel, que quer dizer: Deus conosco. A manifestação do Messias de Deus foi a mais perfeita obra de comunicação entre os céus e a terra.

A QUEM CONSTITUIU HERDEIRO DE TUDO. Cristo Jesus é o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Espírito do Senhor, portanto é de direito o herdeiro de todas as coisas. Como herdeiro de Deus, o Pai entregou em suas mãos todas as coisas. Tudo que há nos céus e na terra estão sobre o domínio do herdeiro de Deus, Cristo Jesus. todo poder lhe foi dado nos céus e na terra (Mateus 28:18).

POR QUEM FEZ TAMBÉM O MUNDO. No evangelho de João 1:3 – todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele, nado do que foi feito se fez. Quando se diz “todas as coisas” é que nada fica fora dos atos criativos do Filho de Deus. Tanto as coisas que estão na terra quanto as que estão nos céus, tudo tem sua origem em Cristo Jesus, por isso que o evangelho diz que ele é o Alfa de todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...